Política de Resíduos é avaliada em Seminário

O assunto será tema do 5º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos, que ocorrerá em Fortaleza nos dias 21 e 22 de maio

A execução efetiva das políticas de resíduos sólidos e desenvolvimento adequado da gestão desta área são demandas crescentes na atualidade. No Ceará, segundo o Plano Estadual de Resíduos Sólidos de 2016, a estimativa é que a geração diária de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) no Estado, este ano, seja de 10.472,09 toneladas. Para 2022, a projeção é que essa quantidade passe a ser de 11.250,03 toneladas durante o ano. Aumenta-se a produção de "lixo", cresce o contingente populacional e a aplicação de planos e políticas de gerenciamento dos resíduos torna-se cada vez mais indispensável.

Como forma de discutir diversas dimensões da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e também avaliar a eficácia desse processo, o Ceará receberá, na próxima semana, o 5º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos. O evento acontecerá em Fortaleza, nos dias 21 e 22 de maio, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

O evento, além de tratar diretamente da PNRS, irá discutir os rumos para o setor público atingir os objetivos estabelecidos nesta Política, a geração de energia a partir do resíduos e ainda como fazer a Gestão Integrada dessas políticas. As inscrições são gratuitas.

O Seminário contará com profissionais de referência nacional e também representações locais e regionais sobre a implantação e desenvolvimento de ações de melhoria de gestão de resíduos. O credenciamento ocorrerá a partir das 8 horas da manhã do dia 21. A Palestra Magna do coordenador-geral de Auditoria das Áreas de Integração Nacional e Meio Ambiente do Ministério de Transparência e Controladoria-Geral da União, Secretaria Federal de Controle Interno e Diretoria de Auditoria de Políticas de Infraestrutura, Ricardo Plácido Ribeiro, abrirá o seminário.

Espaços

Os convidados participarão de espaços em formatos de mesas- redondas e minicursos. O seminário é uma realização da Agência Reguladora de Serviços Delegados do Ceará (Arce), promoção do jornal Diário do Nordeste, Fundação de Cultura e Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Funcepe) e Instituto Future com apoio institucional da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e organização da Decora Eventos.

A primeira Mesa-Redonda, que acontecerá após a Palestra Magna, tem o tema "Rumos para o setor público atingir os objetivos da Polícia Nacional de Resíduos Sólidos". O analista de Regulação da Coordenadoria de Saneamento Básico da Arce, Alceu de Castro Galvão Júnior, será o mediador.

Na tarde do dia 21, ocorrerá a segunda Mesa-Redonda. O debate será sobre a "Geração de Energia a partir dos Resíduos Sólidos", tendo como mediador o professor do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Universidade Federal do Ceará (UFC), Suetônio Mota. Já a terceira Mesa-Redonda do evento, enfocará "Como fazer a gestão integrada dos Resíduos Sólidos" e contará com o representante do Instituto Brasil Solidário, Luís Eduardo Salvatore.

Serão debatedores o presidente da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público e Meio Ambiente, Luís Fernando Cabral Barreto Júnior; diretor do Departamento de Infraestrutura Social e Urbana do Ministério do Planejamento, Manoel Renato Machado Filho; o presidente da Associação Brasileira de Agências de Regulação, Fernando Alfredo Rabello Franco; a secretária de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Águeda Muniz, e o prefeito de Limoeiro do Norte, José Maria Lucena.

Na terça-feira (22), a programação do evento conta com a realização de minicursos de "Educação Ambiental", com Luís Eduardo Salvatore; "Consórcios de Resíduos Sólidos", com o professor Alissom Melo e "Gestão Integrada de Resíduos", com o professor Alceu Galvão de Castro, analista de regulação da coordenadoria de Saneamento básico da Agência Reguladora de Serviços Delegados do Ceará.

Saiba mais

Programação

Dia 21 de maio

8h- Credenciamento

9h às 11h

Palestra Magna: CGU Avaliação da Política Nacional de Resíduos Sólidos

11h às 13h

Mesa redonda - Rumos para o setor público atingir os objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos

14h às 16h

Mesa Redonda - Geração de Energia a partir dos resíduos sólidos

16h às 18h

Mesa redonda - Como fazer a gestão integrada dos resíduos sólidos

Dia 22 de maio

Minicursos

8h às 17h

1. Educação Ambiental

2. Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

3. Consórcios de Resíduos Sólidos