O terceiro lote de vacinas contra Covid-19 desembarcou no começo da tarde desta segunda-feira (25), em Fortaleza. Desta vez, chegaram 33,2 mil doses da CoronaVac. Este lote do imunizante teve uso emergencial aprovado na última sexta-feira (22). O voo partiu de São Paulo.
No último sábado (24), o Estado recebeu um lote do imunizante do laboratório AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford. São 72,5 mil doses da vacina. Desse total, 34% das doses ficaram em Fortaleza e 66% foram destinados para o Interior 66%.
Segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), "há previsão de chegada já em fevereiro de mais vacinas da Oxford/AstraZeneca (Fiocruz) ao Ceará, ainda sem data e quantidades definidas".
Vacinação no Ceará
A primeira remessa do imunizante CoronaVac chegou ao Ceará no dia 18 de janeiro, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Eram 218 mil doses.
Até este domingo (24), segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) 18.153 pessoas receberam o imunizante em Fortaleza. Destes, 16.763 são profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate à Covid-19 e 1.390 são idosos e trabalhadores de instituições de longa permanência.
A técnica de enfermagem Maria Silvana Souza Reis, 51, foi a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 no estado do Ceará. A imunização da profissional da saúde foi aplicada no braço esquerdo e ocorreu no local de trabalho dela, no Hospital Leonardo da Vinci, em Fortaleza. Sob aplausos, ela foi recebida pelo governador Camilo Santana e pelo secretário estadual da Saúde, Dr. Cabeto.