Disputa de racha é flagrada nas dunas da Praia da Taíba, em São Gonçalo do Amarante; vídeo

As corridas irregulares foram acompanhados por um grande número de curiosos causando aglomeração no local.

Um grupo de motoristas foi flagrado disputando rachas sobre as dunas da Praia da Taíba, no município de São Gonçalo do Amarante, no litoral oeste do Ceará. O registro foi feito na tarde deste sábado (9) onde também é possível ver várias pessoas assistindo às corridas da areia.

Aglomeração de pessoas estão proibidas em todo o estado em locais abertos ou fechados para evitar a transmissão do novo coronavírus, conforme decreto estadual em vigor até o próximo dia 31 de janeiro. O Sistema Verdes Mares procurou a assessoria da Polícia Militar para pedir mais informações sobre o caso e aguarda resposta.

Em um dos vídeos feito por uma pessoa que estava no local, é possível ver dois carros modelos 4 x 4 em uma largada improvisada nas areias. Um homem sinaliza a ordem de partida e os motoristas iniciam a subida às dunas. A gravação mostra os veículos realizando a escalada em alta velocidade até chegar no topo da duna.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) informou que por se tratar de dunas que podem estar sobre área de proteção ambiental, os municípios ou órgãos ambientais locais é que são os responsáveis pela fiscalização.

Infração gravíssima

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz que praticar "racha" é uma infração gravíssima, que pode ser punida com multa no valor de R$ 2.934,60, suspensão do direito de dirigir e remoção do veículo. Se o motorista for reincidente a menos de 12 meses, aplica-se o dobro da multa prevista.

Os motoristas que forem condenados por participação em "rachas" estarão sujeitos a penas que podem chegar a 10 anos de reclusão, no caso de morte, previstas pelo CTB. As denúncias podem ser feitas pelo número de telefone 190