Moradores do Ceará enquadrados em quatro condições específicas têm autorização para receberem antecipadamente a 2ª dose da vacina contra a Covid ou a dose única. A decisão vigora desde o dia 23 de julho, com a Resolução 92/2021, e foi autorizada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB/CE) - que reúne representantes dos 184 municípios do Ceará e do Governo do Estado.
Estão enquadrados na possibilidade de adiantamento da 2ª dose e da dose única pessoas nas seguintes situações:
- Intercambistas com bolsas de estudo e agendamento de viagem realizado;
- Trabalhadores embarcados em situações especiais que configurem dificuldade de acesso à referida dose em tempo hábil;
- Pessoas com necessidades de realização de cirurgias ou tratamentos desde que justificado o risco de morte ou complicação, e a impossibilidade de aguardar o agendamento da dose;
- Pacientes com necessidade de iniciar tratamento com imunossupressor.
O documento, assinado pelo secretário estadual da Saúde, Dr. Cabeto, e pela presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE), Sayonara Cidade, informa que as pessoas incluídas em alguma destas condições deverão apresentar documentação comprobatória do quadro referido para terem acesso ao adiantamento.
Como proceder
Segundo a Resolução, a solicitação deverá ser encaminhada à Secretaria Municipal da Saúde de residência do requerente, e o órgão municipal é que deve formalizar o pedido junto à Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).
No caso dos estudantes intercambistas vinculados às universidades brasileiras, a Resolução determina que são as instituições que deverão enviar um documento único contendo a lista dos alunos contemplados no período.
No caso de Fortaleza, a solicitação da vacina em caso de intercambistas pode ser feita pelo email: protocolovirtual@sms.fortaleza.ce.gov.br
Vacinação no Ceará
No Ceará, o balanço da imunização contra a Covid, no vacinômetro da Sesa, indica que das 6 milhões de doses recebidas até o dia 28 de julho, 5,4 milhões foram aplicadas.