Com falhas constantes, casas ficam até 12 horas sem energia no bairro de Lourdes, dizem moradores

Além do problema no fornecimento de luz, residentes reclamam que têm que lidar com a interrupção do serviço de internet e a queima de eletrodomésticos

No dia a dia, a falta de energia parcial ou total é recorrente, e esse inconveniente traz outros prejuízos como a interrupção do serviço de internet e a queima de eletrodomésticos. A realidade é vivenciada, segundo moradores, no bairro de Lourdes, próximo à Praia do Futuro, em Fortaleza. Na área, relatam os residentes, a frequência das quedas de energias têm aumentando e, em algumas ocorrências, as casas chegam a ficar até 12 horas sem o serviço. 

A vice-presidente da Associação dos moradores do bairro Dunas, Flávia Lima, que engloba os residentes do bairro de Lourdes, diz que: “estamos com um problema sério de oscilação de energia que vem se acentuando cada dia mais. A média de ocorrências vem aumentando e agora chegamos a ter quatro ocorrências por mês". 

De acordo com ela, se a queda de energia já é incômoda, na pandemia, momento em que algumas pessoas ainda trabalham e estudam remotamente, a indisponibilidade do serviço compromete mais ainda a rotina, por afetar as obrigações do cotidiano. “No bairro, tem estudantes sem aula, têm pessoas que não conseguem trabalhar”, completa. 

“Temos relatórios e mais relatórios de reclamação. Mas não há efetivamente uma tentativa de resolver o problema”, afirma Flávia, e acrescenta que o tempo para a resolução do problema varia em cada situação, mas, segundo ela, há ocorrências nas quais as casas já chegaram a ficar até 12 horas sem energia

Perda de aparelhos

Outra moradora do bairro de Lourdes, Tais Araripe, reitera a demanda por melhorias na estrutura de fornecimento de energia da área. “O ideal é que, com todos esses problemas, seria interessante que a Enel conseguisse instalar uma linha substituta para prevenção de queda de energia. Existe uma defasagem de equipamentos e as contas de energia sempre estão atualizadas”, opina. 

Taís relata que, no mês passado, teve um prejuízo de quase 2 mil reais, já que, conforme ela, devido à queda de energia três equipamentos queimaram em sua residência: um  compressor, um purificador de água e um microondas.

“A Enel faz consertos pontuais, mas não repara a rede como um todo. Deveria ter investimento para reparar a estrutura do bairro como um todo”, defende. 

Efeito maresia: salinidade na fiação

Em nota, a Enel Distribuição Ceará informa que “está realizando uma análise técnica de todas as ocorrências registradas no bairro de Lourdes e a empresa também encaminhará uma equipe para verificar em campo”.  

A companhia diz que a região, localizada próximo à Praia do Futuro, “é fortemente impactada pelo acúmulo de salinidade na fiação, devido à maresia”. A Enel acrescenta que trabalha “com um robusto plano de manutenção e realiza constantemente a lavagem da rede elétrica e ações preventivas, além de instalar equipamentos adequados ao ambiente com maresia”.

Solicitação de ressarcimento

Em relação ao ressarcimento no caso de perdas equipamentos, a Enel destacou que não há no sistema da empresa nenhuma solicitação de ressarcimento por parte da cliente mencionada na matéria, mas que “entrará em contato com ela, nesta quarta-feira (3), para orientar e auxiliar sobre a solicitação”.

A Enel diz que indeniza os clientes que tiveram danos elétricos nos casos em que fique comprovada a responsabilidade da distribuidora, conforme definido pela Resolução Normativa n° 414/2010, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

Para formalizar o pedido de ressarcimento, é necessário o responsável pela unidade consumidora acionar ou a agência virtual no site da empresa, ou Central de Atendimento (0800 285 0196) ou WhatsApp, enviando um “Olá” para o número (21) 99601-9608, informando o número da unidade consumidora, a data e o horário da ocorrência e os equipamentos danificados (marca e modelo).