Casarão dos Fabricantes corre o risco de desabar em razão de incêndio, segundo os Bombeiros

A edificação é uma das mais antigas da cidade de Fortaleza e está em processo de tombamento provisório 

A edificação onde está situada o Casarão dos Fabricantes, no Centro de Fortaleza, corre o risco de desabar, de acordo com o Corpo de Bombeiros, em razão do incêndio que acometeu o local na noite deste sábado (5). Segundo a corporação, o fogo foi controlado por volta das 23h20.

O piso foi consumido pelas chamas, formando uma espécie de abismo para o subsolo, como explica o Coronel Cleiton Bezerra, comandante geral adjunto do Corpo de Bombeiros:

"Se a gente observar, lá no canto já tem uma rachadura bastante significante. Ele tem subsolo, então o piso que era de madeira já foi embora todo. Se você chegar na proximidade dele tá um grande abismo, o motivo maior pelo qual o bombeiro não pode entrar", afirmou Bezerra.

O Casarão dos Fabricantes é uma das edificações mais antigas de Fortaleza ainda de pé, cuja construção aconteceu na primeira metade do século XIX. O Palacete da Avenida Central, como ficou inicialmente conhecido, está em processo de tombamento provisório, segundo o Anuário do Ceará. 

Risco para o Mercado Central

Ainda segundo o Coronel Cleiton Bezerra, a proximidade entre o Casarão dos Fabricantes e o Mercado Central gerou risco de que as chamas se expandissem para o outro centro de compras, um dos principais pontos turísticos da capital cearense. 

"As labaredas estavam bastante intensas e nossa preocupação maior foi o Mercado Central e uma central de gás que tem ali próximo. Então a gente concentrou as primeiras equipes que chegaram no local a evitar que essas chamas passassem para o Mercado Central. Infelizmente o Casarão dos Fabricantes já tá totalmente tomado pelas chamas, é perda total", diz.

Início do incêndio

O Casarão dos Fabricantes, no Centro de Fortaleza, passou por um incêndio de grandes proporções na noite deste sábado (5). O local fica na Avenida Alberto Nepomuceno com a Rua Rufino de Alencar, entre a Catedral Metropolitana da cidade e o Mercado Central. 

Equipes do Corpo de Bombeiros trabalharam no local para controlar as chamas. O Casarão dos Fabricantes é formado por quiosques de venda de artigos de confecção. Vídeos mostram o complexo tomado pelo fogo e vários agentes trabalhando no combate às chamas.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também esteve no local. Ninguém ficou ferido. Segundo bombeiros, no momento em que o Casarão começou a pegar fogo, havia apenas um feirante no local, mas ele conseguiu sair sem se ferir.

Os bombeiros utilizaram cerca de 10 mil litros de água para combater as chamas.