Carros de aplicativo de transporte terão câmera de segurança para monitorar viagens

Se uma situação de risco for identifica, a empresa vai agir junto à polícia e poderá fornecer às autoridades imagens coletadas de acordo com os procedimentos previstos na legislação

Alguns carros da 99, empresa de aplicativo de transporte, terão câmera de segurança para circular em Fortaleza e acompanhar a viagem. O equipamento de monitoramento começou a ser instalado em determinados veículos nesta terça-feira (18), como uma fase de teste. A iniciativa se deu após os recentes casos de mulheres estupradas, na Capital cearense, por um motorista da plataforma.  

Além de Fortaleza, cidades como Recife, Porto Alegre e São Paulo também estão recebendo os testes. A 99 afirma que, inicialmente, apenas alguns veículos devem ter o equipamento, mas que pretende ampliar a medida de segurança. Além disso, a empresa ressalta que estuda a possibilidade de subsidiar o equipamento aos motoristas. 

Situações de risco

Disponibilizando imagens em tempo real, a câmera de monitoramento está conectada à Central de Segurança da 99. Uma equipe com 50 profissinais, trabalhando durante 24 horas por dia, foi formada para monitorar as imagens e poder ajudar passageiros e motoristas, em caso de possíveis infrações. 

Se uma situação de risco for identifica, a empresa vai agir junto à Polícia e poderá fornecer às autoridades imagens coletadas de acordo com os procedimentos previstos na legislação em vigor. 

Os carros que tiverem a câmera de monitoramento terão um adesivo de sinalização, para que o usuário saiba da existência do equipamento. A 99 afirma que, quando o dispositivo descarregar, poderá ser carregada no acendedor do carro. Ressalta também que pretende, futuramente, incluir lentes com visão noturna e “olho de peixe”, que oferece um ângulo mais amplo de captação da imagem. 

Quando questionada se toda a frota da empresa na Capital cearense terá o dispositivo, a 99 afirmou que está em fase de teste com um número limitado de carros.  "Nos meses seguintes, o número de aparelhos poderá ser ampliado para mais veículos da cidade. No momento, a 99 está realizando apenas testes com alguns motoristas selecionados".