Antes de seguir viagem, navio-veleiro Cisne Branco abre para visitação guiada em Fortaleza

Embarcação da Marinha do Brasil recebe visitantes neste sábado (6), no Terminal Marítimo de Passageiros, no Mucuripe

Com 76 metros de comprimento e imponência, o navio-veleiro Cisne Branco da Marinha do Brasil fica aberto à visitação guiada neste sábado (6), no Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza, onde está atracado com 12 oficiais e 55 Praças. A partir das 14h seguindo até às 17h, tripulantes distribuem mil senhas que garantem o acesso à embarcação.

O navio-veleiro está em Fortaleza desde 4 de abril  fica até no domingo (7), quando segue viagem com destino a outros 18 países, como Estados Unidos, França, Noruega, Espanha e Portugal. O roteiro deve durar 135 dias ao mar com um trajeto de 17.487 milhas náuticas, aproximadamente 32 Km. 

Quem visitar o Cisne Branco, construído em 1998, na Holanda, poderá absorver histórias inerentes à embarcação. O navio-veleiro foi incorporado à Marinha do Brasil no mesmo dia local em que Pedro Álvares Cabral partiu para o Brasil: 9 de março de 2000, às margens do Rio Tejo, em Portugal. 

“Que eles venham com o espírito aberto de conhecer uma embarcação que remonta uma embarcação de época e que visa difundir essa mentalidade marítima. O país foi descoberto pelo mar, teve a sua independência consolidada pelo mar, e uma das grandes vertentes que a gente quer divulgar é a potencialidade tanto econômica quanto social das atividades marítimas”, reforça o Capitão de Mar e Guerra Adriano Marcelino Batista, comandante do navio. 

Segundo o encarregado da divisão de intendência do navio Cisne Branco, Marcello Borges, a embarcação se diferencia das demais por ser à vela. O navio possui motor. Ele explica ainda as três principais funções do navio:

“A primeira delas é servir como embaixada flutuante. Sempre que a gente chega em algum porto novo de outro país, o comandante deixa o navio disponível para que o embaixador do Brasil naquele lugar o utilize. Outra função é servir como instrução de vela para que as pessoas que ingressam na Marinha possam ter contato com essa vida marinheira. E a terceira função é estreitar os laços com a sociedade civil”. 

Características do navio-veleiro

Comprimento: 76m
Boca: 10,50m 
Calado Máximo: 1.038 ton

Serviço

Visitação ao Cisne Branco
Onde: Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza
Quando: 6 de abril
Hora: 14h às 17h