O Ceará chegará a 703 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 até o próximo dia 28 de fevereiro, anunciou na tarde desta sexta-feira (12) o governador Camilo Santana (PT). O chefe do Executivo fez transmissão nas redes sociais ao lado do secretário da Saúde, Dr. Cabeto.
O Estado tem 491 leitos de UTI para tratar a doença e ganhará outros 212 até o fim deste mês.
A ampliação é uma resposta ao crescimento de casos da doença e ao consequente impacto nos atendimentos de saúde em todo o Estado. Durante a live, o secretário da Saúde citou que o número de infectados pela Covid-19 no Ceará está próximo a 70% do total do ápice da pandemia no Estado.
"No ano passado, o Estado teve quase 3 mil leitos de enfermaria para a doença, especialmente no pico. No início deste ano, começamos com 327 leitos de UTI. Já criamos mais 170. Estamos hoje com 491 leitos. Pretendemos chegar no dia 28 de fevereiro aos 703 leitos, 212 a mais, para garantir a atenção, porque está havendo uma crescente demanda de pacientes com Covid-19. Estamos aumentando o número de leitos na Capital e Interior também", explicou.
A informação sobre a ampliação tinha sido citada pelo secretário da Saúde no começo do mês.
Reveja o anúncio do governador
Ampliação em Fortaleza
A Capital também está realizando ampliação da rede de atendimento aos pacientes com Covid-19. Fortaleza já conta com 70 leitos exclusivos para a Covid, de acordo com a secretária-adjunta da Saúde, Aline Gouveia.
"Já iniciamos a ampliação esta semana com as UPAs. Implantamos 40 leitos a mais de observação nas UPAs do Município. Chegaremos a 170 leitos de observação a mais nas UPAs. E são mais 10 leitos de UTI no IJF e 30 leitos a mais no Hospital da Mulher", explicou a gestora, em entrevista ao Diário do Nordeste nesta sexta-feira.