183 municípios inscritos para o Selo Unicef

Crianças em situação de risco nas ruas, sem acesso à saúde, educação e até sem registro civil. Uma situação comum no Ceará que o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) pretende reverter e que vem, através do Projeto Selo Unicef Município Aprovado, conseguindo pelo menos minimizar.

Neste sentido foi que durante o dia de ontem, o organismo internacional realizou, no Hotel Olympo Beira Mar, o Encontro Estadual de Articuladores do Ceará, com o tema “O município e a criança de até 6 anos”.

Os objetivos, conforme o oficial de projetos do Unicef, Rui Aguiar, foi apresentar para os que coordenam os trabalhos nos municípios, a metodologia de avaliação da gestão. E ao mesmo tempo, definir as datas para visitas às cidades e para a realização do Fórum Comunitário.

De acordo Aguiar, o encontro inicia a arrancada final do projeto, cujo resultado deve sair em novembro próximo. Até lá, adiantou ele, os coordenadores funcionam como multiplicadores nos municípios, trabalhando no sentido de atingir as metas exigidas pelo Selo Unicef. Dos 184 municípios cearenses, 183 estão inscritos para concorrer ao Selo.

Implantado em 2000 no Ceará, o projeto bianual vem conseguindo melhorar os indicadores relacionados às crianças e adolescentes no Estado. Houve diminuição dos números de mortalidade infantil, aumento da cobertura vacinal e até mesmo, comemora o representante adjunto do Unicef no Brasil, Manuel Buvinich, modificação na forma dos gestores pensarem as políticas públicas para a criança e o adolescente.

Foi por esses resultados positivo atingidos no Ceará, aliás, que o Projeto Selo Unicef , chegou a 11 estados do Semi Árido nordestino e em 1.175 municípios.

PROJETO - O Selo Unicef Município Aprovado é uma maneira de destacar os municípios que obtêm os melhores resultados na implementação de políticas públicas para a infância e adolescência.