146 escolas de Fortaleza são reconhecidas pela excelência em desempenho

O reconhecimento se estendeu aos seis Distritos de Educação, que foram homenageados por terem atingido nível desejável de proficiência nas escolas de sua área de abrangência

Um total de 146 unidades de ensino recebeu do prefeito Roberto Cláudio, na tarde de hoje, o Prêmio Escola Municipal Excelência e Desempenho. A solenidade, que aconteceu no Centro de Eventos do Ceará, fez o reconhecimento das escolas que atingiram o  nível desejável de proficiência nas escolas de sua área de abrangência. Receberam recursos financeiros as escolas que alfabetizaram, no mínimo, 70% dos alunos; obtiveram proficiência desejável, nível máximo da avaliação; alcançaram 1º, 2º e 3º lugares gerais na rede municipal de ensino; alcançaram 1º, 2º e 3º lugares nos Distritos de Educação, e atingiram a proficiência desejável no 5º ano, nas disciplinas de Português e Matemática. 

O destaque foi para a Escola de Ensino Fundamental Professor Luis Costa, localizada no bairro de Luciano Cavalcante. A diretora Inês Cassiano falou da emoção pela conquista e disse que o mérito não foi apenas da equipe de educadores, mas dos pais e alunos que se comprometeram em elevar o nível de aprendizado dos estudantes. Em 2013, essa unidade chegou a ficar em último lugar em desempenho.

Ao participar da solenidade, o prefeito Roberto Cláudio lembrou que no início da gestão apenas 20 escolas da capital obtiveram esse nível desejável. "Agora, já são 146 e isso é algo que envolveu gestores, professores, servidores e a comunidade. Na verdade, houve o entendimento de que, para uma cidade tão desigual e apartada como Fortaleza, a Educação tem um valor fundamental", disse o prefeito. Ele lembrou que saber ler e escrever na idade certa pode parecer simples, mas é vital no ciclo de aprendizagem.

A cerimônia, que contou com apresentações de quadrilhas, números musicais e da banda de música da Polícia Militar teve, especialmente, a presença  de mais de 4.500 professores, gestores e técnicos das escolas, dos Distritos de Educação e da Secretaria Municipal da Educação (SME), lideranças políticas e secretários municipais.

De acordo com o secretário da Educação, Jaime Cavalcante, os resultados do SPAECE-Alfa e SPAECE são reflexos do trabalho que vem sendo desenvolvido na rede municipal de ensino. “Estamos formando uma nova geração de crianças que aprende a ler e a escrever na idade certa. Essa oportunidade, efetivamente, permitirá que elas construam um futuro melhor”, destacou. O número de escolas que estão no nível mais alto, o desejável, de aprendizagem na alfabetização passou de 20, em 2012, para 30, em 2013, 74, em 2014 e 146, em 2015. Fortaleza também cresceu 12,9 pontos na proficiência média dos alunos do segundo ano do ensino fundamental, aumentando de 131,4 pontos, em 2012, para 136,3, em 2013, 147,3, em 2014 e 160,2, em 2015.