Quem vai substituir Charles? Guto Ferreira tem três opções no Ceará

Um desfalque importante para o Ceará na partida contra o Bahia, pela finalíssima da Copa do Nordeste. Charles, “dono do meio-campo” do Vovô, está fora, e Guto Ferreira vai quebrar a cabeça para substituir o volante

Legenda: Charles tem sido um dos principais destaques do Vovô na temporada. Sem ele, Ricardinho, William Oliveira e Marthã podem jogar
Foto: Foto: Camila Lima

O Ceará tem um desfalque e tanto para o 2º jogo da final da Copa do Nordeste contra o Bahia na terça-feira: o volante Charles. O jogador de 24 anos recebeu o 3º cartão amarelo no último sábado, na vitória por 3 a 1 no jogo de ida.

Titular absoluto da equipe alvinegra desde o início do ano, Charles só ficou fora por 6 partidas, por lesão ou suspensão. Nas demais, foi titularíssimo e um dos mais regulares e importantes jogadores da equipe, por sua qualidade nos desarmes e passes. Dos 22 jogos do Vozão no ano, Charles jogou 16, marcando 1 gol.

>Confira mais notícias do Ceará

Com o atual técnico, Guto Ferreira, o atleta começou entre os 11 em todos os jogos do Vovô após a retomada do futebol, saindo de campo apenas contra o CRB, aos 43 minutos da etapa final, para a entrada de Marthã.

E o treinador terá de se virar sem Charles para o jogo decisivo contra o Bahia. Ele tem 3 opções: Ricardinho, William Oliveira e Marthã.

Opção

Um deles jogará ao lado de Fabinho e Fernando Sobral na contenção, se o mesmo esquema de jogo for mantido. Analisando os jogos do Vovô na temporada, apenas Ricardinho jogou ao lado de Fabinho e Fernando Sobral, em 3 oportunidades, todas sob o comando de Enderson Moreira.

Contra o River/PI, com Charles contundido, jogaram Ricardinho, Fabinho e Fernando Sobral na vitória por 4 a 0, ainda pela 1ª Fase da Copa do Nordeste.

No jogo seguinte, Ricardinho, Fernando Sobral e Fabinho também jogaram contra o Atlético/CE pelo Estadual, na vitória por 1 a 0 no PV pela 2ª Fase. E por último, contra o Sport, também pela 1ª Fase da Copa do Nordeste, o trio também foi Fabinho, Ricardinho e Fernando Sobral.

Com Guto Ferreira, Charles esteve em campo praticamente todos os minutos, exceto contra o CRB. Na última rodada da 1ª Fase, Guto tirou Charles para a entrada de Marthã aos 43 do 2º tempo, com ele fazendo o trio com Ricardinho e Fernando Sobral.

Ou seja, a amostragem com Marthã no lugar de Charles é pequena, assim como o trio Ricardinho, Fabinho e Fernando Sobral só jogou junto com outro treinador, não com Guto Ferreira. Por isso, não há favorito para ocupar a vaga de Charles.

Fala, treinador

O técnico Guto Ferreira comentou sobre a ausência de Charles e sobre as vezes do ano que atleta ex-Sport e Internacional não atuou.

“O Ceará, não sob meu comando, mas sob comando do Enderson (Moreira) já atuou sem o Charles e seu deu bem. A gente espera, a gente tem um grupo que se dedica, que se supera, grupo que tem qualidade, e a gente tem que superar da melhor maneira possível a ausência e procurar fortalecer mais e mais para fazer mais um grande jogo, porque a gente sabe da qualidade do adversário”.

As escolhas do treinador alvinegro dirão a forma como o Vovô deve atuar para sair vencedor do jogo contra o Bahia nos últimos 90 minutos da final. Se optar por William, Guto ganha um meio-campo mais protegido, tendo em vista a escalação de Fabinho do outro lado, como volante. Mas se optar por Ricardinho ou Marthã, deve propor o jogo. 

Veja também