Leão pontua pouco como visitante na Série A e precisa melhorar

De olho em subir na tabela, Tricolor de Aço conquistou apenas sete dos 24 pontos possíveis fora de casa e precisa melhorar no returno da Série A, no qual estreia longe de seus domínios contra o Athletico/PR neste sábado

Legenda: David é um dos atacantes com quem Rogério Ceni vem contando para levar o Fortaleza às vitórias na Série A
Foto: Thiago Gadelha

Na estreia do returno da Série A do Brasileiro, o Fortaleza jogará fora de casa, contra o Athletico/PR, no sábado, 7, às 18 horas na Arena da Baixada, em Curitiba (PR). Enquanto o Leão é o 10º com 24 pontos em 17 jogos, portanto com dois jogos atrasados, terá a chance de subir na tabela e melhorar seus números como visitante na Série A, ao enfrentar o Furacão, 19º colocado, com 16 pontos.

A chance leonina em pegar um time em crise também é de melhorar seus números quando joga longe do Castelão. Se como mandante o Tricolor de Aço somou 63% dos pontos, 17 dos 27, sendo o 5º melhor da Série A, como visitante os números mudam: o Leão é apenas o 15º em campanha, com apenas 7 pontos conquistados dos 18 disputados até então, com 29,2% de aproveitamento. O Fortaleza venceu um jogo (Goiás por 3 a 1), empatou 4 (1 a 1 com o Corinthians, 1 a com o Grêmio, 1 a 1 com o Santos e 0 a 0 com o Coritiba), perdendo 3: 1 a 0 para o São Paulo, 1 a 0 para o Ceará e 2 a 1 para o Flamengo.

Ouça o podcast 'FortalezaCast'

Para efeito de comparação, no ano passado, quando foi 9º colocado na Série A, o Fortaleza foi o 12º melhor mandante, conquistando 18 pontos em 19 jogos, com 31,6% de aproveitamento.

Sequência

Alertar os números do Leão como visitante é importante pela sequência que o time terá no mês de novembro. Dos próximos seis jogos que realizará, começando diante do Athletico/PR no sábado, o Leão fará quatro jogos fora de casa, e apenas dois como mandante. O aproveitamento de 29,2% dos pontos precisa melhorar, porque se for mantido, o Tricolor de Aço somará apenas 3 pontos dos 12 possíveis.

O desequilíbrio acontece pelos jogos remarcados após serem adiados, ambos fora de casa contra Vasco e Bahia.

Depois do Furacão, o Leão enfrenta o Bahia, no dia 11, às 18h45, na Arena Fonte Nova, em jogo atrasado da 18ª rodada; depois, o São Paulo, pela 21ª rodada, no dia 14,às 19 horas, na Arena no Castelão; no dia 19 enfrenta o Vasco, em jogo atrasado da 16ª rodada, às 19 horas, em São Januário; no dia 22, visita o Botafogo pela 22ª rodada, no Estádio Nilton Santos e, no dia 28, recebe o Goiás, pela 23ª rodada no Castelão.

Em comum aos adversários que o Tricolor de Aço terá fora de casa, são quatro clubes que ocupam a zona de rebaixamento ou estão próximos dela. O zagueiro Paulão prevê dificuldades e espera que a equipe leonina conquiste pontos fora de casa.

"A nossa equipe gosta de trabalhar com a bola. Jogar contra essas equipes que estão na parte de baixo da tabela é muito mais complicado. É um time totalmente franco atirador. Temos que ter equilíbrio, noção do que nós precisamos, que é fazer esses pontos fora de casa. É sair daqui com o ímpeto e a ideia de fazer o resultado positivo, respeitando o adversário", disse o zagueiro.