Fortaleza: a pontuação necessária para a permanência na Série A

Histórico recente e desempenho das equipes até a 33ª rodada projeta o que é necessário para a permanência no Brasileirão

Legenda: Elenco do Fortaleza precisa de qualificação para 2021
Foto: Thiago Gadelha/SVM

Com o Campeonato Brasileiro se afunilando, o torcedor do Fortaleza começa a fazer as contas. Restando cinco rodadas, a calculadora tem sido ferramenta constantemente utilizada para projetar a pontuação necessária para garantir a permanência por mais um ano na Série A.

Veja o Nas Entrelinhas, com André Almeida

O 'número mágico' para escapar do rebaixamento sempre foi 45 pontos e este segue sendo o número que dá margem de segurança e garante com 100% de certeza a permanência.

Porém, com base na atual situação de tabela do próprio Leão do Pici e também dos adversários, é bem possível que seja possível assegurar vaga na elite do futebol nacional por mais uma temporada com uma pontuação menor (veja abaixo).

De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em estatísticas futebolísticas, a probabilidade de rebaixamento com 44 pontos é praticamente nula, de somente 1%, sendo este o número visto como o que provavelmente irá assegurar a permanência.

Caminho para a meta

Legenda: O próximo adversário do Fortaleza é o Coritiba. No 1º turno, as equipes empataram em 0 a 0
Foto: Miguel Locatelli

O Tricolor possui atualmente 39,4% de chances de rebaixamento, segundo a UFMG. O número é alto, mas ao menos indica um aspecto positivo: a probabilidade de permanência é maior, de 60,6%. Muito pelo fato que o Fortaleza segue dependendo somente de suas forças para se manter na Primeira Divisão e ainda com confrontos diretos.

O caminho para conquistar o objetivo é claro. Com os atuais 35 pontos conquistados, são necessários mais nove para atingir 44. O equivalente a três vitórias em cinco jogos restantes.

Considerando que ainda restam três partidas em casa, contra Coritiba, Vasco e Bahia, se o Leão do Pici fizer o dever de casa e triunfar nestas rodadas, é praticamente certo escapar do Z-4.

Ouça o podcast 'FortalezaCast'

Retrospecto recente

O desempenho das equipes que lutaram contra o rebaixamento nas temporadas mais recentes corrobora com a projeção. Nos últimos 10 anos, somente uma equipe foi rebaixada com 44 pontos: a Portuguesa, em 2013. Em todas as outras temporadas, quem conquistou esta pontuação, escapou.

Outras alternativas

Mesmo com a margem de segurança, há a possibilidade de que o Fortaleza consiga a manutenção na Primeira Divisão com pontuações menores. As probabilidades de rebaixamento, segundo a UFMG:

  • 44 pontos = 1% de queda
  • 43 pontos = 4% de queda
  • 42 pontos = 14% de queda
  • 41 pontos = 34% de queda
  • 40 pontos = 61% de queda

Veja também