FIFA oficializa 1º Mundial de Clubes Feminino nos Estados Unidos

Mundial de Clubes Feminino está marcado para 2028, com o Corinthians classificado

Escrito por Redação producaodiario@svm.com.br
22 de Outubro de 2026 - 18:00 (Atualizado às 19:00)
capa da noticia
Legenda: O Corinthians está garantido na Copa do Mundo Feminina de clubes
Foto: DIVULGAÇÃO / FIFA

A Fifa oficializou a primeira Copa do Mundo de Clubes Feminina, que será disputada em janeiro de 2028 nos Estados Unidos. A decisão em reunião do Conselho da Fifa, realizada em Zurique, no dia 15 de outubro, mas oficializada nesta quinta-feira (22).⁣

Ao longo deste ano, a administração da FIFA trabalhou para encontrar uma sede sólida para a primeira edição da competição — que ocorrerá a cada quatro anos —, a qual contará com 19 dos melhores clubes do futebol feminino, provenientes de todas as seis confederações.

Diretora de futebol feminino da FIFA, Dame Sarai Bareman explicou que, após o sucesso da primeira edição do Mundial de Clubes da FIFA™ — realizada nos Estados Unidos no ano passado — e da Copa do Mundo da FIFA deste ano, que bateu recordes e na qual os EUA desempenharam um papel notável, a FIFA confia que o país oferecerá, mais uma vez, um palco à altura do evento.

“Realizamos uma avaliação detalhada para identificar a sede mais adequada para a edição inaugural do Mundial de Clubes Feminina da FIFA”, afirmou Bareman. “No fim das contas, a excelência demonstrada recentemente pelos Estados Unidos na organização de grandes torneios da FIFA, aliada ao grande interesse pelo futebol feminino no país e à sua infraestrutura esportiva de elite, tornaram os EUA a opção que mais se destacou.”

“Com o apoio de um ecossistema de futebol feminino vibrante e apaixonado nos Estados Unidos, além da participação dos clubes classificados, do governo, das cidades-sede, de nossos parceiros comerciais e de mídia, entre outros, nossa missão será estabelecer um padrão impressionante para o futebol feminino de clubes em nível mundial, servindo como referência para o futuro.”

Confirmados os sete primeiros times na disputa do Mundial de Clubes Feminino da FIFA 2028

Com base na decisão do Conselho da FIFA, de 6 de março de 2025, de confirmar a distribuição de vagas, o Bureau do Conselho ratificou os princípios fundamentais de acesso que regerão a classificação dos clubes para a edição inaugural da Copa do Mundo de Clubes Feminina da FIFA.

Desenvolvido em estreita consulta com as confederações e com o objetivo de encontrar o equilíbrio ideal entre qualidade competitiva e representatividade global, o modelo premia o desempenho esportivo ao priorizar os campeões continentais, abrangendo as temporadas encerradas entre os anos de 2024 e 2027.

“Estes sete clubes, com a companhia de mais uma dúzia de clubes, vão se unir para demonstrar a força e a profundidade do futebol feminino de clubes a uma audiência global”, acrescentou Bareman. “As jogadoras terão a oportunidade de contar a sua história, ampliar a sua base de torcedores e representar o seu clube no cenário mundial. Esses clubes conquistaram, por mérito próprio, esta oportunidade de fazer parte da história nos Estados Unidos.”

A AFC, a CAF, a Concacaf e a CONMEBOL estarão representadas, cada uma, por três clubes na competição; uma equipe representará a OFC, e seis das melhores equipes de futebol feminino da Europa representarão a UEFA.
 

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado