Atlético-GO x Fortaleza: o que está em jogo, onde assistir e prováveis escalações

Em confronto direto, Fortaleza busca segunda vitória seguida para ampliar distância sobre a zona de rebaixamento

Legenda: Tricolor de Aço enfrenta o Dragão fora de casa
Foto: Thiago Gadelha

A vitória do Fortaleza por 2 a 0 sobre o Santos, na última quinta-feira (21), garantiu alívio e a retomada da confiança no Pici. Mas a luta pela permanência na Série A do Campeonato Brasileiro exige mais que isso. É preciso sequência e superação nos confrontos diretos. E é com esta missão que o Tricolor volta a campo hoje, para enfrentar o Atlético-GO, às 18h15min, no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia.

Análise da partida

O fim do jejum de oito partidas sem vitórias renovou a motivação do elenco leonino, algo que era essencial pelo momento que o clube vive. "(A vitória) foi importante para a gente readquirir a confiança. O atleta é um ser humano também, quando as coisas não acontecem há uma pressão enorme da comissão técnica, da direção e entre eles também", disse o técnico Enderson Moreira, após o triunfo sobre o Peixe.

Ficha técnica e escalações (clique na seta para interagir)

A situação de tabela também ficou mais confortável, saltando para os 35 pontos e ganhando duas posições, ficando em 14º. A vantagem sobre o Vasco, primeiro time na zona de rebaixamento, é de três pontos, e a distância para o Atlético-GO, 13º colocado, é de quatro pontos. Com isso, um triunfo fora de casa representa aproximação ainda maior do oponente direto.

Confronto direto

A classificação das duas equipes dá uma dimensão ainda maior da importância do confronto. Vitória do Fortaleza representa, além de ampliação na pontuação e boa possibilidade de afastamento sobre a zona de rebaixamento, manter o time goianiense com a mesma quantidade de pontos e trazê-lo de volta para a luta contra o Z-4.

Se antes era visto como um time que já havia escapado da degola e brigaria na parte interemediária da tabela, o Atlético-GO se vê ameaçado com a chance de voltar a se aproximar da parte baixa da tabela.

enderson moreira
Legenda: Enderson Moreira vai fazer mudança com ausência de Romarinho
Foto: José Leomar/SVM

Mudanças no time

Ao contrário do que desejava, o técnico Enderson Moreira não poderá repetir a equipe que teve boa atuação na Arena Castelão e conquistou triunfo sobre o time paulista. Por conta de desfalques, o treinador leonino será forçado a mexer em todos os setores do time.

Veja também

O lateral-esquerdo Carlinhos, o volante Felipe e o atacante Romarinho estão suspensos por conta do terceiro cartão amarelo. Na defesa, caso Bruno Melo ainda não tenha condições de retornar, a tendência é que Tinga seja improvisado na esquerda com Gabriel Dias na direita. No meio de campo, a mudança mais certa: Ronald será o substituto.

No sistema ofensivo, Enderson tem dúvidas. Yuri Cézar entrou bem contra o Santos e deve ser o substituto naturalmente. Porém, como Wellington Paulista também teve boa atuação, inclusive marcando golaço, se credenciou a ganhar nova vaga de titularidade. Caso WP9 reassuma o comando do ataque, a tendência é que David seja deslocado para a ponta-direita, onde ele pode render melhor que nas últimas partidas.

Certo é que, independente das peças que sejam escaladas, o que o torcedor tricolor mais deseja é que a equipe volte a apresentar postura positiva, com atitude ofensiva, em busca da vitória e de mais um resultado positivo.