Veja brasileiros que se despediram dos Jogos Olímpicos em Paris 2024

Atletas de várias modalidades competiram pela última vez no torneio

Os Jogos Olímpicos de Paris ficaram marcados por quebra de recordes e grandes momentos do esporte mundial. A delegação brasileira, pela primeira vez, foi formada em sua maioria por mulheres. Além disso, conseguiu pódios inéditos e viu Rebeca Andrade, da ginasta, se tornar a maior medalhista nacional na história da competição. No entanto, o evento também marcou a despedida de grandes nomes do esporte do Brasil da disputa, como Marta, Thaisa, Bia Ferreira e Rafael Silva.

A Rainha Marta, eleita seis vezes melhor jogadora de futebol do mundo, anunciou a despedida da seleção brasileira e da competição olímpica em Paris. A camisa 10 da seleção comandada por Arthur Elias subiu ao pódio para celebrar a terceira medalha de prata na competição. Ela também conquistou Atenas 2004 e Pequim 2008.

Quem também se despediu foi a central Thaisa, do vôlei feminino. A jogadora de 37 anos ajudou o time a conquistar o bronze e selou uma carreira vitoriosa na seleção. Além do terceiro lugar em Paris, ela conquistou dois ouros com a seleção comandada por Zé Roberto. Ela se junta a outras cinco atletas a terem conquistado três pódios olímpicos: Fofão, Marta, Mayra Aguiar e Rebeca Andrade.

Bia Ferreira deixou o boxe olímpico após conquistar o bronze na capital francesa. A brasileira se tornou a primeira atleta do país a garantir dois pódios na modalidade. Bia, que disputou na categoria até 60kg, levou a prata nos Jogos de Tóquio, em 2020. 

Rafael Silva, o Baby, também anunciou a aposentadoria das disputas nos Jogos Olímpicos. O atleta do judô na categoria +100kg foi eliminado na primeira luta em Paris, mas conquistou o bronze inédito na disputa por equipes. Aos 37 anos, esta foi a quarta Olimpíada do atleta, que tem outros dois bronzes (Londres 2012 e rio 2016). 

O Brasil volta a disputar medalhas, desta vez nos Jogos Paralímpicos. O evento será realizado entre os dias 28 de agosto e 8 de setembro, também na capital francesa.