João Ricardo pega pênalti, Fortaleza é efetivo e vence São Paulo no Morumbi, pela Série A

Tricolor do Pici venceu o time paulista por 2 a 1, fora de casa

Na noite desta quarta-feira (20), o Fortaleza foi efetivo e contou com o brilho do goleiro João Ricardo para conquistar uma grande vitória contra o São Paulo por 2 a 1, no Morumbi, pela 24ª rodada da Série A. Os gols do Leão foram marcados pelo volante Zé Welison e pelo atacante Lucero, enquanto James Rodríguez diminuiu para os donos da casa. O destaque da partida foi o goleiro leonino que defendeu um pênalti e fez ainda mais três defesas cruciais para garantir o resultado positivo.

Com o resultado positivo, o Tricolor do Pici chega aos 38 pontos e encosta no G-6, assumindo a 7ª posição na tabela e ficando dois pontos atrás do Flamengo. Já o São Paulo segue com 28 e ocupa a 13ª colocação.

O JOGO

Fortaleza e São Paulo entraram em campo com pensamentos distintos. Enquanto o Tricolor do Pici teve a sua melhor escalação disponível, o considerado time titular de Vojvoda no momento, o time paulista começou com uma equipe considerada reserva, já que Dorival Júnior poupou seus principais jogadores pensando na decisão da Copa do Brasil, marcada para o domingo (24).

Mesmo assim, o time da casa começou o jogo melhor, trocando passes, mantendo a posse de bola e pressionando o Leão em seu campo de defesa. No entanto, o São Paulo não conseguiu traduzir o domínio em chances reais de gol. 

Já o Fortaleza foi extremamente efetivo e letal nas oportunidades. Em sua primeira chance na partida, o Tricolor do Pici abriu o placar, quando Pochettino fez o cruzamento e Zé Welison apareceu livre, por trás da zaga, para cabecear no cantinho e marcar o primeiro no Morumbi. Detalhe que a bola ainda tocou na trave do goleiro Jandrei antes de entrar. 

Porém, no lance seguinte, aos 18, Titi acertou o tornozelo direito de Michel Araújo dentro da área e o pênalti foi marcado. Na cobrança, James Rodríguez, que já havia perdido uma penalidade contra a LDU na Copa Sul-Americana, cobrou à meia altura e viu João Ricardo crescer para fazer uma grande defesa. 

A grande oportunidade desperdiçada não tirou o ímpeto do São Paulo, que continuou pressionando. Aos 25, Gabriel Neves ajeitou a bola e Juan mandou um chutaço na trave esquerda de João Ricardo para assustar o Leão. 

Dois minutos depois, Zé Welison fez falta dura na entrada da área e recebeu amarelo. James Rodríguez mostrou personalidade e se apresentou para a cobrança. O camisa 19 do São Paulo caprichou e, com muita categoria, acertou o travessão de João Ricardo, que ficou parado e só acompanhou com os olhos. 

O goleiro tricolor, aliás, estava atento e realizou mais uma grande defesa pouco depois. Aos 32, Wellington fez o cruzamento e Juan subiu sozinho para cabecear pro chão e obrigar o camisa 1 leonino a fazer uma bela intervenção.

Aos poucos, o Fortaleza foi dificultando as investidas são-paulinas e conseguiu levar perigo 10 minutos depois, quando Tinga cruzou e Lucero desviou de cabeça, assustando o goleiro Jandrei.

No entanto, depois do lance, o São Paulo pareceu ter acordado e foi novamente para cima. Aos 44, Michel Araújo mandou uma bomba de fora da área e João Ricardo fez uma grande defesa.

Cinco minutos depois, dois lances em sequência. Em cobrança de escanteio, Alan Franco cabeceou e Caio Alexandre salvou em cima da linha. No entanto, o lance já havia sido paralisado por uma falta do atleta paulista na disputa aérea.

Menos de um minuto depois, Luciano cabeceou e João Ricardo novamente fez uma excelente intervenção, espalmando a bola para escanteio e garantindo o resultado positivo na primeira metade de partida.

PÊNALTI PARA SACRAMENTAR A VITÓRIA

Na volta para o segundo tempo, o Fortaleza rapidamente teve a chance para ampliar o placar. Aos quatro minutos, Marinho deu uma linda caneta em Michel Araújo e só foi parado com falta dentro da área. Depois muita conversa e reclamação por parte do São Paulo, Lucero cobrou com muita categoria e marcou o segundo do Leão no jogo, aos oito da etapa complementar.

A partir daí, o jogo seguiu mais truncado, com o Fortaleza tendo mais posse de bola e jogando mais no campo ofensivo, dificultando as ações dos donos da casa e levando mais perigo. Aos 17, Zé Welison cobrou falta de muito longe e obrigou Jandrei a fazer a defesa sem dar rebote. Já aos 23, Pochettino cobrou falta da entrada da grande área com muito capricho e carimbou o travessão do goleiro paulista. 

Pressionado e vendo seu time sem forças para reagir, Dorival Júnior colocou David, Pedro Vilhena e Rodriguinho para tentar dar uma oxigenada em sua equipe. Aos 27, em rápida escapada, Juan fez o cruzamento rasteiro buscando David, que fechava na segunda trave, mas João Ricardo foi mais esperto e saiu do gol para dar um tapinha na bola e tirá-la do pé do atacante são-paulino. 

O jogo parecia se encaminhar para um final tranquilo para o lado dos cearenses, mas aos 34, em uma saída de bola errada, João Ricardo tocou para Caio Alexandre, que foi desarmado por Luan. No desarme, a bola caiu nos pés de James Rodríguez que foi esperto e finalizou rasteiro no contrapé do goleiro, que voltava para o gol, para diminuir a desvantagem. 

No entanto, o gol marcado não foi o suficiente para uma reação do time paulista, que foi derrotado e, agora, mira todas as suas atenções na final da Copa do Brasil.

VEJA COMO FOI O TEMPO REAL