Ramon Dino: confira perfil com altura, idade e peso do atleta brasileiro

Atleta é o maior nome do fisiculturismo brasileiro na atualidade

Ramon Dino é um dos principais fisiculturistas do mundo. O acreano de 29 anos é o atual campeão da categoria Classic Physique no Arnold Classic Ohio, um dos eventos mais importantes do fisiculturismo mundial. Ramon nasceu em Rio Branco, capital do Acre, e é conhecido pelo seu corpo musculoso, construído desde os tempos de adolescência.

O "Dinossauro Acreano" se popularizou pela participação na Mansão Maromba, uma casa de produtores de conteúdo em São Paulo pertencente ao influenciador Toguro. Dino participa de competições de fisiculturismo desde 2016, competindo na categoria Classic Physique, na qual venceu títulos relevantes e se tornou o maior nome do Brasil no esporte

Em sua galeria de títulos, ele venceu o Olympia Amador Brasil em 2018, o que lhe rendeu o seu pro card. Em 2021, foi vice-campeão do Europa Pro e se classificou para o primeiro Olympia da carreira, no qual foi quinto colocado. Na sequência, Ramon ainda venceu o Muscle Contest Brazil 2021 e o Arnold Classic 2023. O atleta também foi top-2 do Olympia por dois anos consecutivos, em 2022 e 2023.

FICHA DE RAMON DINO

  • Idade: 29 anos (nascido no dia 9 de fevereiro de 1995)
  • Naturalidade: Rio Branco - Acre
  • Altura: 1,81m
  • Categoria: Classic Physique
  • Peso em competição: 101kg

DO ACRE PARA O MUNDO

Ramon nasceu em Rio Branco, no Acre, no dia 9 de fevereiro de 1995, e cresceu no bairro Xavier Maia, localizado na chamada Parte Alta da capital. Na época ele era o filho mais novo de Suzana e Hamilton, que posteriormente teve um outro filho em um segundo casamento.

Na infância, Ramon era adepto do futebol e da capoeira. Já no período da adolescência, o garoto aparentava ser mais velho que os colegas da mesma faixa etária, em virtude de ter um corpo mais desenvolvido que os demais. Com isso, recebeu sugestões de entrar na academia para praticar musculação.

Aos 14 anos, de cara, o jovem se encantou com a atividade física, mas acabou tendo que sair do espaço depois de um mês por falta de dinheiro. Mesmo assim, ele seguiu com muita vontade de treinar e começou a fazer exercícios de calistenia, quando se utiliza apenas o peso do corpo, no Horto Florestal de Rio Branco todos os dias por diversas horas.

A dedicação de Ramon logo foi recompensada. Com uma boa genética, ele ganhou bastante massa muscular e foi visto pelo professor de musculação Marcio Garcia, que notou muito potencial no garoto. Marcio convidou o jovem para competir, o ajudando nos treinos e correndo atrás de patrocínios para as disputas.

Aos 21 anos, em 2016, Ramon estreou no Campeonato Estadual de Rondônia, já que no Acre não existiam competições. Como amador, ele venceu na categoria Men's Physique. Em 2017, ele foi campeão brasileiro, também como amador, em Florianópolis.

O título garantiu a classificação de Ramon para o Olympia Amador Brasil de 2018, disputado em São Paulo. Na ocasião, ele estava desempregado e sem nenhum patrocínio. Com isso, teve que se desfazer de alguns bens e vender rifas, além de conversar para realizar treinos gratuitos em academias. A dieta do atleta era baseada apenas em arroz e ovos. Mesmo com toda a dificuldade, ele conseguiu participar do campeonato e levar o título, garantindo o seu pro card.

No retorno para o seu estado natal, Ramon achou que seria recebido com os louros de um vencedor. Porém, isso não aconteceu e a dificuldade financeira, aliada a falta de patrocínios, continuou a ser um enorme empecilho.

O fisiculturista pensou em desistir do esporte, mas um convite do influenciador Toguro para participar da Mansão Maromba, casa de produtores de conteúdo em São Paulo, fez tudo mudar. Ramon se popularizou, garantiu patrocínios e ainda conheceu a sua atual esposa, Vitória, com quem tem dois filhos. Na Mansão, inclusive, foi onde ele ganhou o apelido de Dinossauro, já que Toguro fazia piadas com o Acre, falando que o estado "não existia" e que "lá só tinham dinossauros".

No ano de 2021, Ramon Dino participou da sua primeira competição como profissional ao disputar o Europa Pro, realizado em Alicante, na Espanha. O fisiculturista tinha como meta chegar ao top-5, mas foi além e terminou como vice-campeão, o que lhe garantiu vaga para disputar o Olympia no mesmo ano.

No maior campeonato de fisiculturismo do mundo, Ramon teve um desempenho surpreendente, conquistando o 5º lugar. Também no ano de 2021, Dino conquistou o Muscle Contest Brazil, levando o seu primeiro título profissional na carreira. Já no ano seguinte ele foi vice-campeão do Olympia e do Arnold Classic. Em 2023, novamente ficou na 2ª posição do Olympia, mas se tornou campeão do Arnold.