Mesmo que se classifique, Fortaleza pode não disputar Sul-Americana por problemas entre CBF e Fifa

Até mesmo a seleção brasileira corre o risco de não atuar

Na Série A do Campeonato Brasileiro, o Fortaleza tem 99,4% de chance de classificação para a Sul-Americana, segundo o Departamento de Matemática da UFMG, porém, mesmo que se classifique, o Leão corre o risco de não disputar a competição. Isso porque a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) corre o risco de ser suspensa pela Fifa caso a Justiça interfira na mudança da presidência da instituição. 

Por trás das câmeras, há, na CBF, uma divergência entre Marco Polo Del Nero e Ricardo Teixeira para tirar o presidente Ednaldo Rodrigues de seu cargo. Quando tomou conhecimento da situação, a Fifa emitiu um comunicado onde afirma não aceitar interferência de terceiros. 

Segundo uma pessoa, que não quis se identificar, da CBF, isso é  "um grau de interferência absurda para tentar tomar o poder das mãos de um presidente que foi eleito legitimamente". Os membros não veem a atual situação como um motivo para tirar Ednaldo da presidência. 

BRASILEIROS FORA DE COMPETIÇOES INTERNACIONAIS

Caso haja interferência da Justiça nesse caso e a Fifa dê continuidade com a suspensão da CBF, clubes brasileiros não poderão disputar o Mundial de Clubes, nem a Libertadores. Tampouco Sul-Americana e Recopa Sul-Americana. Além disso, a seleção brasileira também será impossibilitada de atuar. 

Marco Polo Del Nero, citado anteriormente, foi banido do futebol em decorrência de escândalos de corrupção. Por esse motivo a Fifa se movimentou rapidamente.