Eros Mancuso, lateral do Fortaleza, não veio da Argentina para o Pici só para ser um nome a mais na colônia de hermanos que o Leão formou nas últimas temporadas. O jogador de 25 anos deixou sua casa no país vizinho em busca de crescimento, oportunidades e destaque na principal liga do continente: o Campeonato Brasileiro. Cenário que o Tricolor tem oferecido desde sua chegada, como revelou em conversa exclusiva para o Sistema Verdes Mares.
O desafio deste sábado (09), contra o Vasco, no Castelão, é mais uma etapa a ser vencida em uma reta final de temporada com muita coisa em jogo. Para Eros, a vitória na última rodada, o trabalho realizado durante a semana e o fator casa são motivos de confiança para o duelo.
“Foi uma semana muito linda. Treinar depois de uma vitória nos deixa mais relaxados e em um clima melhor, mas sabemos que vai ser uma partida muito difícil (contra o Vasco), como todas do Brasileirão. Mas estamos tranquilos, sabemos que com nossas tarefas, nosso trabalho, temos que levar o jogo para frente. Também é importante seguir pontuando, porque os (times) que estão embaixo da gente (na tabela) também estão pontuando e temos que seguir por este caminho", comenta.
"Sabemos que somos muito fortes em casa. Temos que fazer nosso trabalho, controlar a bola e acredito que as oportunidades vão chegar e temos que estar preparados para conquistar o gol. O apoio dos torcedores vai ser muito importante nesse jogo. Já sabemos que vai ter mais de 40 mil pessoas, isso nos dá uma motivação extra"
Em sete jogos disputados com o Fortaleza, o argentino recém-chegado foi titular em seis e já se sente em casa. Até aqui, anotou uma assistência e um gol, marcado na vitória leonina em cima do Juventude, por 3x0, na última rodada da Série A.
"Foi uma sensação muito linda. Já estava (como titular) há várias partidas e não conseguia fazer o gol, mas fiquei muito contente. Ainda mais pelo trabalho da equipe, conseguimos vencer um jogo muito difícil, em um campo muito complicado e o meu gol veio para somar. Agora é seguir em frente", destaca.
AMBIÇÃO RENOVADA: LIBERTADORES E TÍTULO
Mesmo prestes a garantir, matematicamente, uma vaga na Libertadores de 2025, o sentimento do lateral tricolor passa longe da comodidade. O Leão já tem 60 pontos somados em 32 rodadas, se vencer o Vasco pode confirmar sua vaga no G-6 com cinco jogos de antecedência, mas ainda não é suficiente para as pretensões ambiciosas de um grupo que sempre quer mais.
"Sabemos que com uma vitória já nos garantimos, mas pensamos no jogo a jogo. Se ganharmos do Vasco o pensamento já vai ser de ganhar do Fluminense porque todos os times estão muito próximos (na tabela) e nós queremos terminar o mais alto possível no Brasileirão", reforça.
Com essa mentalidade como regra, pensar em um título do Brasileirão ainda é possível, apesar das chances reduzidas e uma distância de sete pontos do líder Botafogo. A matemática do camisa 33 tricolor é de adição até o fim.
“Seria um sonho, seria muito lindo. Para isso, sabemos que precisamos somar o máximo de pontos possíveis porque os que estão acima da gente também devem perder pontos. Terminar com o título seria o maior presente de todos"
Até o fim do campeonato 18 pontos ainda estão em jogo e uma coisa é certa, enquanto houver chances, assim como Mancuso, o time do Fortaleza vai seguir lutando por crescimento, por cada oportunidade e pelo destaque principal no topo da tabela do Brasileirão 2024.