Jogadores de futebol ucranianos divulgaram um vídeo nesta terça-feira (1) pedindo o fim da guerra contra o país. O grupo convoca outros atletas, torcedores, treinadores e quem ama o esporte pelo mundo a se manifestar contra a invasão à Ucrânia. Eles também citam a morte de civis.
A Rússia invadiu o território ucraniano na última quinta-feira, quando começou uma ofensiva militar por água, terra e ar. Mais de 500 mil pessoas já fugiram do local. Acompanhe a cobertura em tempo real.
Treze atletas se juntaram para publicar a mensagem direcionada à comunidade global: Andriy Pyatov, Oleksandr Zinchenko, Mykola Shaparenko, Andriy Yarmolenko, Taras Stepanenko, Serhiy Sydorchuk, Anatoliy Trubin, Oleksiy Shevchenko, Heorhiy Buschan, Viktor Kovalenko, Ilya Zabarny, Ruslan Malinovskyi e Serhiy Kryvtsov.
Alguns deles já se emocionaram durante as partidas de futebol ao receber apoio das torcidas.
We are Ukrainians. We are one. We are defending our land. 🇺🇦
— Andriy Yarmolenko (@Yarmolenko_7) March 1, 2022
We ask your support 🙏🏻#StopWarInUkraine pic.twitter.com/rA0WmmLnZv
Confira a mensagem completa:
"Apelamos para a comunidade do futebol, para todos que estão unidos pelo amor ao jogo de futebol, cada torcedor, cada jogador, cada treinador, cada treinador. Para todos que entendem, e para todos que gostam de futebol.
Apelamos a vocês para explicar ao mundo inteiro, para mostrar a cada habitante do planeta Terra que sob a cobertura de uma operação especial, tropas russas estão travando uma guerra aberta contra a Ucrânia, infligindo ataques abertos em áreas residenciais, bombardeando civis.
Convocamos todos que nos ouvem a se opor a esta guerra, a parar a destruição e derramamento de sangue. Pedimos a toda a comunidade internacional que combata a propaganda russa. Para mostrar e dizer a verdade sobre a guerra na Ucrânia com todos os recursos possíveis.
Somos gratos a todos que já fizeram isso, e a todos que nos apoiarão. Não à guerra! Glória à Ucrânia! Glória aos heróis!", diz a mensagem de vídeo.