Pela primeira vez na história, o Ceará terá representante na Superliga de vôlei 2022/2023, principal competição da modalidade no Brasil. O Instituto Cuca, terceiro colocado na Série B 2021/2022, foi convidado pela CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) e aceitou ocupar a vaga deixada pela Funvic Natal, então único nordestino na disputa.
Único representante do Norte-Nordeste na segunda divisão da Série B 2021/2022, o time masculino, totalmente amador, fez grande campanha e quase conquistou vaga direta para a elite do vôlei nacional. Nas semifinais, acabou derrotado pelo Araguari e adiou o sonho do acesso.
Na tarde desta sexta-feira (5), o prefeito de Fortaleza, José Sarto, anunciou e parabenizou o time pela conquista da vaga. Assista abaixo:
A última vez que uma equipe do estado participou de um torneio nacional de vôlei de quadra profissional foi em 2012, na primeira edição da Superliga B, com a UFC (Universidade Federal do Ceará) terminando em quarto lugar.
VAGA
Em nota, a CBV explicou que a Comissão Independente de Advogados avaliou a regularidade financeira das 24 equipes aptas a participar da Superliga. O grupo entendeu que 23 estão regulares enquanto a equipe do Vôlei Funvic Natal não cumpriu com os requisitos estipulados do fair play financeiro e teve a inscrição indeferida.
Pelo regulamento, o substituto da equipe do Rio Grande do Norte deve ser o terceiro colocado da Superliga B 2021/22, caso do Instituto Cuca.
Equipes confirmadas na Superliga masculina 2022/23
- Sada Cruzeiro (MG)
- Fiat/Gerdau/Minas (MG)
- Sesi-SP
- Vedacit Vôlei Guarulhos (SP)
- Apan/Eleva (SC)
- Vôlei Renata (SP)
- Farma Conde Vôlei – São José (SP)
- Montes Claros América Vôlei (MG)
- Brasília Vôlei (DF)
- Suzano Vôlei (SP)
- Uberlândia Vôlei/Praia Clube (MG)