Todo jogador sonha em atuar em seu clube do coração e fazer história. E o atacante Erick Pulga, aos 23 anos, conseguiu entrar para a história do Ceará sendo protagonista do título cearense de 2024. Ele é torcedor declarado do clube e vive uma temporada mágica com a camisa do Vovô, com muitos gols, assistências, jogadas decisivas e agora, o título.
"Eu vi o Ceará campeão da arquibancada e agora fui campeão em campo. Sempre almejei isso, graças a Deus estou em campo, muito feliz por conquistar a artilharia", disse ele, feliz no gramado após a conquista.
Contratado pelo Ceará ainda em 2023 vindo do Ferroviário após 9 gols em 17 jogos, Pulga teve um período de adaptação difícil com outros treinadores, mas a chegada de Mancini ainda naquele ano fez o atacante ganhar confiança na reta final da Série B, para que em 2024, brilhasse com a camisa alvinegra. Em 18 jogos ele marcou apenas um gol, mas este gol, contra o Mirassol no PV pela Série B, já sob o comando de Vagner Mancini, era o começo retomada no Vovô.
A temporada de 2024 começou diferente pra ele, sendo o protagonista desde o início, com belas jogadas que levantavam a torcida na arquibancada e muitos gols. Em 13 jogos, são 9 gols, sendo 4 na Copa do Nordeste e 5 no Campeonato Cearense, tornando ele o artilheiro da competição.
Já em grande fase em 2024, Pulga não esqueceu a fase complicada que viveu em 2023, se emocionando em entrevista coletiva recente e afirmando que pensou em desistir de jogar futebol pela dificuldade que encontrou no Ceará.
“Quem mais estava comigo era a minha esposa, ela falava para eu não desistir, pois eu não vou mentir, ano passado eu pensei em desistir, porque eu não estava conseguindo jogar, ainda mais porque eu estou defendendo o meu clube de coração. Eu via da arquibancada e dizia que um dia eu jogaria e conquistaria grandes coisas pelo Ceará. Graças a Deus estou realizando esse sonho de criança e estou muito feliz por esse momento”, disse ele, emocionado, ao dar a volta por cima este ano.
Mancini não quer perdê-lo
Com contrato até o fim de 2025, Pulga já chama a atenção de outros clubes, com Atlético Mineiro e Bahia. O técnico Vágner Mancini elogiou muito o jogador e admitiu o receio de perdê-lo.
“Ele ajuda a marcar, tenta roubar a bola, vai para cima do adversário o tempo inteiro, não é fominha, serve os companheiros. Ele vive uma fase muito boa, e espero diante das atuações que ele esteja com a gente até o final do ano. Já falei com o diretor no vestiário, o Pulga precisa ficar aqui. Porque ele passa a ser o jogador de destaque e quando você tem esse jogador chamando a atenção dos outros clubes, em um mercado tão acirrado que está, você sente medo de perder”, disse Mancini.
Por fim, Mancini vê Erick Pulga amadurecido em comparação ao ano passado, elogiando o jogador.
"Ele tem dentro das características tudo o que a gente quer: que é o 1 contra 1. O time do Ceará está arrumado para os dois jogadores de fora atacarem em profundidade o tempo inteiro. E ele faz isso com maestria. Ao longo do tempo que estou aqui, ele amadureceu demais, melhorou demais. Ele ganhou o respeito de todo mundo porque é o mais interessado em melhorar. A cada semana a gente percebe que ele tenta, faz, busca uma melhor armação tática para ele mesmo. Acompanha o lateral, mesmo quando está cansado e se doa para o time”, finalizou o treinador.
Depois do título cearense, quebrando um jejum de 5 anos, o Ceará de Pulga tem outros objetivos para a sequência da temporada: a busca pelo tetra da Copa do Nordeste (disputa as quartas contra o Sport), a 3ª Fase da Copa do Brasil, e claro, a busca pelo acesso na Série B do Campeonato Brasileiro.