Com maratona pela frente, Enderson Moreira fará revezamento de atletas no Fortaleza

Tricolor disputará três competições em paralelo no mês de março: Campeonato Cearense, Copa do Nordeste e Copa do Brasil

A temporada 2021 apenas começou, mas é possível ter dimensão de como será extremamente desgastante. Sobretudo pelo fato de ter iniciado menos de uma semana ao fim das disputas referentes a 2020. Para tentar minimizar so impactos no elenco, o técnico Enderson Moreira realizará revezamento de atletas ns jogos do Fortaleza.

A decisão se dá em decorrência do calendário apertado. No restante do mês de março, o Tricolor disputará três competições em paralelo e realizará vários jogos em sequência, com curto espaço de tempo entre um e outro. Começando nesta quarta-feira (10), em que realizará estreia no Campeonato Cearense, contra o Atlético-CE, às 15 horas, no estádio Domingão, em Horizonte.

Além disso, no dia 17, enfrentará o Caxias-RS, pela Copa do Brasil, lá no Rio Grande do Sul. Antes, no sábado (13), enfrenta o Treze-PB, pela Copa do Nordeste. E por aí vai.

Revezamento

Já se percebe, de cara, a impossibilidade de repetição de escalações e a necessidade de rodar o elenco. Algo que o treinador leonino explicou após a vitória por 2 a 0 sobre o Sampaio Corrêa, no último sábado (6).

"Quarta-feira já tem jogo do Campeonato Cearense, a gente não tem prazo. Temos que fazer algumas escolhas e precisamos ter cuidado, porque a gente não pode dar muita repetição de jogos neste início. Precisamos de equilíbrio para a gente poder ter o mínimo de risco de lesões, que é o que mais nos assusta quando a gente está montando uma equipe", destacou.

Um exemplo prático disso foi o meia Lucas Crispim, que atuou bem contra o CRB, na vitória por 1 a 0, mas sequer foi relacionado para o duelo em São Luís.

"O Crispim estava muito tempo sem jogar. Então é importante termos cuidado, tanto ele, como com outros atletas, para que possam ir ganhando esse ritmo de maneira gradativa. Até o próprio Jussa, que fez a primeira partida depois de muito tempo. A gente tem que ter cuidado para não sobrecarregar ninguém nesse início de temporada".

Férias para titulares

Está no planejamento da comissão técnica, também, conceder férias para jogadores titulares que tiveram alta minutagem na última temporada. O goleiro Felipe Alves, o volante Juninho e o atacante Romarinho foram os primeiros da lista.

"A gente fez algumas opções de atletas que não tiveram férias, emendando uma temporada na outra, e a gente precisava tirar esses atletas de alguns jogos. Não tivemos oportunidade de dar um período de descanso para que pudessem voltar com a cabeça fresca. A gente vai fazendo isso de maneira gradativa, com muita responsabilidade, mas para sempre termos uma equipe competitiva".

Novas opções

Na medida que faz revezamento no elenco, preservando alguns atletas, o treinador testa também novas opções. Algo que tem sido positivo até aqui. Jogadores como o volante Pablo, o meia Matheus Vargas e os atacantes Gustavo Coutinho e Robson, que tiveram as primeiras oportunidades, responderam bem.

"Agradaram muito (as novas opções). A gente fez um jogo inteligente, tático, marcando bem, dando poucas oportunidades aos adversários", analisou o comandante leonino.

A tendência, nas próximas partidas, é que mais jogadores sejam testados até que o técnico encontre o ponto de equilíbrio da equipe.