O Ceará perdeu para o RB Bragantino neste sábado (30) por 1 a 0, na Arena Castelão, em Fortaleza, pela 4ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O atacante Ytalo, do Massa Bruta, marcou o único gol da partida.
Com o revés, a equipe de Dorival Júnior chega ao 2° jogo sem vencer na competição nacional, amargando a 15ª colocação, com três pontos. O time paulista, por sua vez, ocupa a liderança provisória da Série A, com oito pontos.
A equipe alvinegra volta a campo no sábado (7), às 20h30, contra o Athletico-PR.
-> Veja a tabela de classificação da Série A do Campeonato Brasileiro
O jogo
A partida teve início equilibrado, com as equipes marcando forte no meio-campo e impedindo o avanço ao campo adversário. O Ceará buscava as jogadas laterais, enquanto o RB Bragantino optava pela troca de passe rápida.
O time paulista, entretanto, encontrava dificuldades para trabalhar a posse da bola, devido ao ímpeto da marcação alvinegra. No momento que conseguiu trocar passes, o RB Bragantino abriu o marcador, com o atacante Ytalo aproveitando cruzamento na entrada da área e acertando o canto de João Ricardo.
A resposta alvinegra veio com Vina pelo lado esquerdo. O meio-campista fintou a defesa, cruzou na área e Cleiton espalmou. A bola continuou viva na área, sobrou para Erick, mas o atacante finalizou errado.
Antes do apito final, o Ceará teve oportunidade de empatar a partida em bola parada, mas o meio-campista Vina acertou a barreira na finalização.
Segundo tempo
O time alvinegro voltou para o 2° tempo propondo jogo e buscando o empate. O atacante Erick teve duas oportunidades, mas não conseguiu concluir em gol.
O camisa 11 do Vovô ainda movimentou a arbitragem na partida. Em lance na área do RB Bragantino, Erick caiu após choque com Ramon. Ramon Abatti mandou o jogo seguir. O árbitro de vídeo (VAR) chamou o árbitro de campo, mas, após análise, a decisão foi mantida.
A equipe de Dorival Júnior cresceu na partida, concentrando-se no campo adversário. Victor Luís, aos 20 minutos, buscou o canto do arqueiro em cobrança de falta, mas Cleiton defendeu.
Mesmo com a pressão imposta no 2° tempo, o Ceará não conseguiu empatar a partida e saiu da Arena Castelão com o resultado negativo.
Ceará x RB Bragantino | acompanhe a linha do tempo
Acompanhe o lance a lance
0-15m do 1°T: O duelo teve início equilibrado na Arena Castelão. As duas equipes se apresentavam para a partida, mas o ímpeto na marcação impedia o avanço ao setor ofensivo. O time adversário teve duas chances arrematando de fora da área, com Hyoran e Sorriso.
15-30m do 1°T: A equipe do RB Bragantino, enfim, conseguiu trocar passes no campo adversário. O resultado foi imediado, com o atacante Ytalo recebendo cruzamento na entrada da área e acertando no canto do goleiro João Ricardo, abrindo o marcador para o time paulista. A equipe de Dorival Júnior teve chance com Erick, mas o atacante desperdiçou.
30-45m do 1°T: O time de Barbieri seguiu administrando a posse de bola e neutralizando os pontos fortes do Ceará. A equipe cearense encontrou dificuldades para chegar ao gol de Cleiton.
INTERVALO
0-15m do 2°T: A equipe alvinegra voltou para o 2° tempo propondo jogo e buscando o empate. Erick, aos 2 minutos, bateu cruzado e Cleiton defendeu. Nas jogadas laterais, o Ceará voltou a levar perigo, desta vez com o camisa 11 aproveitando a sobra, mas o lateral-esquerdo Ramon interceptou com a cabeça.
15-30m do 2°T: O time de Dorival Júnior seguiu no campo de ataque. Victor Luís, aos 20 minutos, em cobrança de falta, buscou o canto do goleiro Cleiton, mas o arqueiro defendeu. De fora da área, Bruno Pacheco arriscou, mas o guarda-rede salvou.
30-45m do 1°T: O Ceará seguiu atacando a equipe paulista, mas não conseguiu chegar ao gol de empate.
Ficha técnica | Ceará 0 x 1 RB Bragantino
Data: 30/04/2011
Horário: 16h30 (Horário de Brasília)
Estádio: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Transmissão: Premiere, Rádio Verdinha e Tempo Real no Diário do Nordeste
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
VAR: Rafael Traci (SC)
Gols: Ytalo (RB Bragantino)
Cartões amarelos: Rodrigo Lindoso (Ceará) e Ramon, Aderlan, Cleiton, Eric Ramires, Helinho e Mauricio Barbieri (RB Bragantino)
Cartões vermelhos: Ramon (RB Bragantino)
ESCALAÇÕES
Ceará: João Ricardo; Michel Macedo (Nino Paraíba), Messias, Gabriel Lacerda e Bruno Pacheco; Rodrigo Lindoso (João Victor), Richard (Wescley) e Geovane (Victor Luís); Erick (Iury Castilho), Vina e Mendoza. Técnico: Dorival Junior
RB Bragantino: Cleiton; Aderlan (Hurtado), Léo Ortiz, Renan e Ramon; Jadsom, Lucas Evangelista (Eric Ramires) e Hyoran (Bruno Tubarão); Helinho, Sorriso (Welliton) e Ytalo (Alerrandro). Técnico: Maurício Barbieri