Bromélia: conheça os tipos e veja como cuidar

A planta chama a atenção pela beleza e o fácil cultivo

As bromélias compreendem um grupo de mais de 3 mil espécies de plantas da família Bromeliaceae. Elas possuem origem neotropical, no continente americano, segundo a bióloga Priscila Orlandini*.

Elas são bastante utilizadas na ornamentação de jardins e chamam a atenção pela beleza e o fácil cultivo. Também se adaptam facilmente a diversos ambientes como casas e apartamentos. 

Conheça mais sobre a planta e suas flores e confira dicas sobre os cuidados para manter a planta sempre saudável.

Tipos

Bromélia-zebra (Aechmea chantinii)

Possui folhas com listras verde-escuras e brancas.

Bromélias do gênero Vriesea

Apresentam inflorescências de cores bastante variadas, retas ou pendentes.

Abacaxis ornamentais (Ananas bracteatus)

Apresentam folhas de margens espinhosas e variadas colorações.

Bromélias do gênero Cryptanthus

Fazem bastante sucesso devido às folhas afinadas e que, juntas, parecem uma estrela.

Bromélias epífitas

Como as do gênero Tillandsia, são comumente encontradas nas árvores e em postes de eletricidade.

Decoração

Devido à beleza de suas flores e à diversidade das cores, as bromélias ajudam a compor uma decoração bonita e tropical tanto em ambientes internos quanto externos.

Também podem ser cultivadas em vasos e fazer parte da composição de jardins verticais. São comumente usadas na ornamentação de canteiros.

Flores

As flores stão contidas nas inflorescências, que possuem coloração variada, podendo durar semanas, secando após este ciclo.

A frequência de floração varia de acordo com cada espécie, podendo levar anos para uma única floração, e, uma vez que a planta floresce, a duração da flor é variável, explica Priscila Orlandini.

Como cuidar?

Essas plantas são resistentes e devem ser cultivadas preferencialmente com luz indireta, uma vez que o sol direto pode causar queimaduras em algumas espécies.

“São plantas que apreciam a umidade, então o solo deve ser mantido sempre úmido, assim como a região entre as folhas da bromélia, que acumulam água”, diz a profissional.

Quantidade de luz

A bióloga informa que a quantidade de luz indicada para cada planta varia de cada espécie, pois algumas são mais adaptadas a sol pleno e outras a ambientes mais sombreados. Além disso, elas gostam de solo úmido.

O que fazer quando a planta secar?

Quando a planta secar, basta podar (remover) a parte seca e o ciclo de vida da planta continua com os brotos laterais. A bióloga alerta que não é necessário descartar a planta após a floração, sendo importante realizar o replantio das mudas laterais.

As flores secas cortadas podem, inclusive, ser utilizadas na decoração após o replantio.

*Priscila Orlandini é bióloga formada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) . Mestra e doutora em Biologia Vegetal formada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)- CRBio 100705-01.