Qual a fortuna de Silvio Santos? Conheça o império do apresentador

Carreira do apresentador na comunicação começou na Rádio Guanabara, no Rio de Janeiro, e deu origem a uma das maiores emissoras de televisão do País

Escrito por Redação ,
Apresentador faleceu na madrugada deste sábado (17)
Legenda: Apresentador faleceu na madrugada deste sábado (17)
Foto: Reprodução/SBT

Empresário, comunicador e dono de uma das maiores emissoras de televisão do País, Silvio Santos faleceu na madrugada deste sábado (17), aos 93 anos. Além de um grande legado para a comunicação brasileira, o artista também deixa uma fortuna bilionária, adquirida ao longo dos quase 60 anos de carreira.

Fortuna de Silvio Santos

O empresário tinha uma fortuna estimada em R$ 1,6 bilhão, o que o colocava na 209ª posição do ranking de bilionários brasileiros da revista Forbes.

A entrada do apresentador no ranking ocorreu em 2013, consagrando-o como a “primeira celebridade bilionária brasileira”. À época, o Grupo Silvio Santos já tinha mais de 30 empresas em seu portfólio.

Veja também

O caminho para a construção do império de Silvio começou de maneira simples. Na década de 50, Silvio trabalhava como camelô quando sua voz e carisma chamaram a atenção de veículos no Rio de Janeiro. O talento deu origem a um convite para um teste na Rádio Guanabara, onde começou sua carreira como comunicador, trabalhando como locutor.

Aos 20 anos, mudou para São Paulo e trabalhou na Rádio Nacional. Pouco tempo depois, passou a administrar o Baú da Felicidade, empresa que vendia brinquedos por meio de carnês. Com a boa gestão, assumiu o controle da empresa e ampliou os crediários do Baú para produtos maiores, como carros e casas.

Em 1963, Silvio estreou o Programa Silvio Santos, na TV Paulista. A atração ainda chegou a ser exibida na TV Globo de São Paulo, mas, em 1976, Silvio deixou o canal e inaugurou a TVS, que deu origem ao Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). A estreia da nova emissora levou ao ar, novamente, o programa Silvio Santos, no dia 19 de agosto de 1981.

Atualmente, o SBT alcança cerca de 70 milhões de lares brasileiros e possui 114 emissoras afiliadas em todo o País. Outros negócios famosos de Silvio Santos são a empresa de cosméticos Jequiti e o extinto banco PanAmericano, que foi vendido para o BTG Pactual por R$ 450 milhões em 2011.

Assuntos Relacionados