O que é basculho? Entenda a expressão do Nordeste citada por Gilberto no BBB 21

Palavra foi usada durante discussão entre o pernambucano e a cantora Pocah

Escrito por Mylena Gadelha , mylena.gadelha@svm.com.br
Basculho foi a expressão utilizada pelo pernambucano Gilberto em discussão no BBB 21
Legenda: A expressão usada por Gilberto foi motivo de risadas nas redes sociais na madrugada de terça-feira (16)
Foto: reprodução/TV Globo

O que é basculho? Essa talvez tenha sido uma das perguntas feitas com maior frequência na Internet durante a madrugada desta terça-feira (16). O motivo é engraçado: uma discussão acalorada entre os participantes Gilberto e Pocah dentro do BBB 21 gerou o debate sobre a expressão linguística nas redes sociais, com direito a memes e risadas sobre o assunto.

"Eu não vim do lixo para perder para basculho!", disse o pernambucano à cantora em meio aos debates sobre o jogo dentro do reality show. Pocah, no entanto, não demonstrou ter entendido a palavra, que não foi explicada por Gilberto. "Não importa!", respondeu ele.

Veja também

A carioca, que entrou no Big Brother Brasil pelo grupo 'Camarote', inclusive, não foi a única a não compreender. "Afinal, o que é basculho?", questionou o perfil da artista nas redes sociais, fazendo referência ao momento registrado na "casa mais vigiada do Brasil". Não demorou para que a resposta aparecesse.

"Basculho em Recife: resto de alguma coisa, algo que jogamos fora. Quando estamos numa discussão, em Recife, falamos assim: eu que não vou perder para basculho. A Gil representando as discussões das recifenses", afirmou uma das publicações mais comentadas nesta terça-feira. 

Atualmente, segundo o dicionário, a palavra significa "vassoura para limpar tetos ou paredes altas". Ainda assim, o contexto muda de figura quando a definição vai para o campo das regiões brasileiras. 

Linguística

De acordo com a doutora em educação Nukácia Araújo, o significado de 'basculho' está intimamente conectado às áreas da construção civil, por exemplo. "Pode significar lixo, entulho, restos de obras, por exemplo. Isso em um contexto mais formal", inicia a explicação da também professora da Universidade Estadual do Ceará.

Porém, ela comenta, a variação linguística é essencial para entender essa categoria de manifestação no português. "Toda língua tem como característica inerente a variação linguística. As diferenças entre o uso de palavras que compõem o  léxico, que é o conjunto de palavras que compõem a própria língua, podem acontecer por causa de vários fatores sociais, como idade, lugar em que o falante vive, etc. São eles que determinam a como ocorre a variação", aponta. 

Legenda: Gil e Pocah começaram discussão logo após Jogo da Discórdia. Na brincadeira, os participante montaram os possíveis pódios para a competição
Foto: reprodução/TV Globo

 

No Nordeste

Ainda na explicação, a professora comenta que é comum a construção de novos significados em novos contextos e que é natural enxergar essas mudanças. Nukácia expõe que cada região do Brasil pode definir significados diferentes para uma palavra, por exemplo.

Nesse ponto, opina a educadora, se torna necessário reforçar como é impensável definir essas expressões como "erradas". "Nenhuma manifestação de diversidade linguística faz do falar daquela pessoa melhor ou pior, errado ou certo, só mostra a diferença. Quando a pessoa faz o julgamento da fala do outro, na verdade, ela está fazendo julgamento da pessoa em si, e não da língua", reitera. 

Para a utilização de 'basculho' usada por Gilberto, a especialista diz acreditar em uma "variação regional"que se configura quando as palavras são usadas especificamente em um lugar. “Aqui no Ceará, fala-se também "bascui" com esse mesmo sentido", disse.

Segundo ela, em qualquer perspectiva, a comunicação funciona. De fato, o que não vale é julgar a forma utilizada por cada um para ressignificar a interação verbal em sociedade.

 

Vote em quem você quer fora da casa

inter@

Assuntos Relacionados