Disney muda políticas de diversidade e inclusão e decide reduzir aviso sobre racismo em filmes

Alteração foi divulgada em comunicado interno na companhia

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 19:53)
Disney
Legenda: A mudança de política da Disney segue uma onda de alterações do mesmo tipo já realizadas por outras empresas
Foto: AFP

A Disney anunciou, na última terça-feira (11), que irá alterar políticas diversidade, equidade e inclusão da empresa. Em comunicado divulgado internamente na companhia, a gigante do entretenimento informou que passará a investir diretamente nos resultados comerciais da empresa. As informações são do jornal O Globo.

A mudança de política da Disney segue uma onda de alterações do mesmo tipo já realizadas por outras empresas como Meta, Pepsi, GM, Google, Intel e PayPal.

No comunicado, a Disney afirmou que não exibirá mais os avisos de conteúdo de filmes clássicos, como “Dumbo” e “Peter Pan”, usados anteriormente para contextualizar a época em que essas obras foram criadas.

"Este programa inclui representações negativas e/ou maus tratos de pessoas ou culturas. Estes estereótipos eram incorretos na época e continuam sendo incorretos hoje em dia. Em vez de remover esses conteúdos, queremos reconhecer o impacto nocivo que eles tiveram, aprender com a situação, e despertar conversas para promover um futuro mais inclusivo juntos”, dizia o texto.

Veja também

Em contrapartida, a empresa decidiu remover esse aviso e passar a exibir uma mensagem mais curta, informando apenas que a obra "pode conter estereótipos ou representações negativas".

Se antes conteúdos com este tipo de política eram classificados internamente na Disney como "Diversidade & Inclusão", agora o setor passa a ser de "Estratégia de Talentos", focado no sucesso dos negócios.

Entre as mudanças na empresa, a Disney ainda anunciou que irá encerrar o site que destacava os talentos de comunidades minoritárias, além de suspender bolsas para pessoas de grupos vulneráveis.

Assuntos Relacionados