Saiba como Inteligência Artificial 'aprendeu' a reproduzir voz de Cid Moreira

Apresentador deixou áudios gravados em inglês, francês e italiano

O sonoplasta Marcos Antônio da SIlva revelou, em entrevista exibida no "Fantástico", nesse domingo (6), como a voz de Cid Moreira foi "ensinada" a ser reproduzida em outras línguas para uma Inteligência Artificial (IA). Conforme divulgado pela esposa do comunicador, a jornalista Fátima Sampaio, o dom do comunicador será usado para narrar a bíblia em diferentes idiomas. 

"Ele estava estudando tudo que é da inteligência artificial. E uma empresa americana convidou ele para colocar a bíblia em todas as línguas", contou a esposa de Cid Moreira em entrevista à jornalista Maju Coutinho. 

Marcos Antônio contou que, antes de gerar voz por Inteligência Artificial, o apresentador precisou entrar em estúdio e fazer narrações de trechos da bíblia em diferentes línguas.

"A máquina que ia captar as vozes do seu Cid precisava pegar pelo menos 30 minutos de cada fala. Então, ele falava 30 minutos em francês, 30 minutos em inglês e 30 minutos em italiano, por exemplo", explicou o sonoplasta. Após o procedimento, o sistema conseguia gerar o áudio em nova língua: "Aí a máquina pegava essa informação para transformar a bíblia nas línguas definidas". 

O que Cid Moreira disse sobre o novo trabalho

Das conversas de bastidores nas gravações em estúdio, Marcos Antônio disse que escutou de CId Moreira: "Marquinhos, a minha voz vai ultrapassar o mundo!". 

Sobre a produção de áudio em outros idiomas, a esposa do apresentador declarou ser "um trabalho lindo que vai ficar para sempre. Não é uma herança, mas um legado".