Entre o fim da tarde e o início da noite desta terça-feira (31), milhares de cearenses e turistas deram início às comemorações do Réveillon 2025 no Aterro da Praia de Iracema, palco tradicional da virada do ano em Fortaleza. Antes das 23h, todo o espaço estava tomado pela multidão que acompanhava os shows. Segundo a Prefeitura de Fortaleza, o público total da festa chegou a 1 milhão de pessoas.
Com início na hora prevista, a noite de shows começou com o cantor cearense Paulo Bonavides, que trouxe um repertório variado, com interpretações de grandes nomes da música brasileira, como Rita Lee e Agepê, junto a hits de artistas internacionais, como Pharrell Williams.
Em seguida, a cantora Vanessa da Mata subiu ao palco e encantou os fãs com sucessos da carreira, como "Amado" e "Boa Sorte/Good Luck", além de uma série de homenagens a artistas consagrados da MPB, como Gal Costa, Tim Maia, Djavan e Caetano Veloso, com as canções "Um Dia de Domingo", "Eu Te Devoro" e "Força Estranha".
Terceira atração da noite, a banda Paralamas do Sucesso abriu a apresentação com hits do rock nacional como "Vital e sua Moto" e "Cinema Mudo", relembrando a magia dos anos 80. Por volta das 23h, o grupo de Herbert Vianna encerrou a apresentação em ritmo animado, com o sucesso "Meu Erro".
Pouco antes da meia-noite,o DJ e cantor Pedro Sampaio subiu ao palco da Praia de Iracema e animou o público com músicas como "Poc Poc" e "No Chão Novinha".
À meia-noite, o artista comandou a contagem regressiva, seguida por uma rápida queima de fogos silenciosos. O show continuou com remixes de hits como "Anunciação", de Alceu Valença, "Firework", de Katy Perry e o sucesso viral "Só Fé", de Grelo.
Ainda sobem ao palco do Aterro da Praia de Iracema nesta noite o rapper Matuê e a cantora Joelma.
Pedro Sampaio comanda show da virada
Antes de subir ao palco do Aterro, o DJ e cantor Pedro Sampaio comentou sobre a responsabilidade de comandar, pela primeira vez, o show da virada e a contagem regressiva do Réveillon de Fortaleza neste ano.
"Acho que eu tô no meu habitat natural. Eu amo estar em cima do palco, amo cantar pro povo, então [estar] aqui é o melhor dos mundos para mim, sabe?", celebrou.
O artista aproveitou para destacar o carinho que sente pelo público da capital cearense e pelo Fortaleza Esporte Clube.
"Esse ano eu tive uma conexão muito interessante com Fortaleza e com o time do Fortaleza, que usou 'Cavalinho', uma das minhas músicas, para trazer sorte, trazer energia pro campeonato – e o time foi muito bem. Então, tô ansioso também para ver como é que vai ser o maior 'Cavalinho' do mundo aqui na Praia da Iracema", contou.
Famílias e grupos de amigos confraternizam à espera do Ano-Novo
Na plateia, um público diverso, de todas as idades e lugares do Estado e do País, esperava o relógio dar meia-noite para receber o ano de 2025. Muito deles aproveitaram as festas de fim de ano para conseguir reunir a família e grupos de amigos em um momento especial.
Foi o caso do psicólogo paraense Rogis Coutinho, que hoje reside em Tocantínia (TO) mas aproveitou o convite da família para conhecer o Réveillon da capital cearense. "Estou gostando muito, estou encantado e acredito que esse Réveillon contribui muito para a saúde mental de muita gente", destacou.
Quem também aproveitou para reunir a família foi a administradora Silvânia Barros, que nasceu em Fortaleza, mas reside em Brasília (DF) há muitos anos. Por isso, as festas de fim de ano, para ela, são uma oportunidade de se reunir com parentes e amigos e aproveitar a recepção calorosa dos cearenses.
"Não tem lugar que ofereça uma estrutura e uma amorosidade tão grande como a praia aqui em Fortaleza", comentou Silvânia, que até preparou uma ceia para levar para o calçadão da Praia de Iracema.
"Fiz tudo. Trouxe camarão, um quiche de peixe. Passei o dia fazendo delícias pra gente vir aproveitar isso tudo", explicou, animada.
A refeição farta alimentou 11 pessoas: junto a Silvânia, celebraram a virada de ano no Aterro o pai, o esposo, os irmãos, os cunhados e quatro sobrinhos da administradora, em uma grande festa.
De Cascavel, mas "abraçada por Fortaleza", a estudante Kauane Lemos contou que passa o Réveillon na Praia de Iracema desde o ano passado, por considerar a praia um lugar "bonito de ficar e curtir" com os amigos.
"Ano passado foi maravilhoso, amei demais todas as atrações. Vim, curti muito e agora eu tô curtindo também", brincou. Para o ano que vem, ela deseja que a palavra de ordem seja prosperidade - para si mesma, os familiares e amigos e para a Cidade que a acolheu.
"Espero prosperidade, luz, paz, muita felicidade com meus amigos e minha família. E prosperidade também para essa cidade maravilhosa, que eu amo muito", concluiu.
Réveillon 2025 marca fim da gestão Sarto
Presente na festa – que também marca o encerramento de sua gestão na Prefeitura –, o prefeito José Sarto (PDT) afirmou que o Réveillon deste ano consolida a capital cearense "como realizadora de grandes eventos" e que a festa da virada de ano de Fortaleza se tornou "a maior e melhor do Brasil".
"Estava há pouco olhando o palco do Réveillon lá do Rio de Janeiro e de São Paulo e Fortaleza dá de dez a zero. Nós continuamos a ser o maior e melhor Réveillon do Brasil", afirmou o pedetista.
Segundo o atual prefeito, a expectativa é que o evento movimente R$ 4,7 bilhões na economia de Fortaleza. "Esse é um Réveillon acolhedor. Réveillon para nós, da terrinha, e a gente aproveita o turista que está aqui e que deixa um 'trocadinho' aqui para fortalecer a economia", destacou.
Inicialmente, o Réveillon 2025 de Fortaleza teria três dias de festa. No entanto, no início deste mês, Sarto anunciou a redução para apenas uma noite de atrações, alegando patrocínio insuficiente para arcar com as três datas.