Diário do Nordeste

Por onde anda Pedro Gabriel, ator que fez Uerê em 'O Rei do Gado'?

Ele só tinha oito anos de idade quando foi convidado pela produção da novela para interpretar o filho de Zé do Araguaia

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Pedro Gabriel como intérprete de Uerê

Um personagem específico de 'O Rei do Gado' conquistou o público à época da exibição original da novela, em 1996, e voltou a ganhar atenção agora, que o folhetim está sendo reprisado pela TV Globo. Uerê, interpretado por Pedro Gabriel, era um menino indígena, filho de Zé do Araguaia (Stênio Garcia), que tinha o bordão "Uerê quer voar".

Mas, 27 anos depois, por onde anda Pedro Gabriel? Filho dos autores Débora Aquino e José Regino, o intérprete não seguiu na teledramaturgia depois do sucesso na trama de Benedito Ruy Barbosa.

Ele disse, uma vez, ao jornal Extra, que se formou em gastronomia e que chegou a ser auxiliar de um chef em um restaurante. No entanto, abdicou do ofício para se dedicar aos trabalhos como DJ e produtor de festas, shows e teatro.

"Nunca tinha feito nada de atuação, e o tumulto que se criava quando me reconheciam [pelo papel em 'O Rei do Gado'] me assustava. Então, não quis continuar", contou Pedro Gabriel.

Pedro Gabriel tem barba espessa e cabelo liso, pretos. Ele está com camisa azul.

Origem indígena

Como Uerê, Pedro também tem origem indígena. Ele é bisneto de Mário Aquino, do povo Terena, que habita terras em Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Segundo o ex-ator, a Globo sabia quem era seu pai e a ligação da família com indígenas. Especialmente porque José Regino, que também é diretor de teatro, e sua esposa, Débora, escreveram uma peça teatral com a temática indígena, chamada Kalowa, que foi encenada em Nova York, em 1996.

Como precisavam de um ator-mirim para o papel de Uerê, os produtores do folhetim telefonaram para a casa de Pedro, para pedir indicações. "Meu pai nem estava, estava viajando com um grupo dele. Quem atendeu foi uma tia minha, que falou: 'Com essas características, tem o filho dele'", contou.

"Até a semana do teste eu falava que não ia fazer. O namorado da minha mãe falou: 'Cara, é só um teste. Vamos lá, você não vai perder nem vai ganhar nada. Aí me convenceu e me levou. Dias depois, ligaram pra casa falando que eu tinha passado", relatou Pedro, em entrevista ao programa 'Encontro', na Globo, em 2015. À época do convite, ele tinha oito anos de idade.

'Todo mundo me parava na rua'

Nas entrevistas que concede, Pedro ressalta a dificuldade que sentiu para lidar com o sucesso do personagem. "Foi um estouro, todo mundo me parava na rua. Eu tinha que ir mais cedo para a escola. Eu gostava, mas tinha partes bem difíceis", disse o DJ, que é natural de Brasília.