Após um vídeo publicado pela escritora Courtney Henning Novak viralizar no TikTok, a versão em inglês de Memórias Póstumas de Brás Cubas se tornou o livro mais vendido na categoria Literatura Latino-America e Caribenha na Amazon dos Estados Unidos. No vídeo, a influenciadora avalia livros de vários países e cita o clássico de Machado de Assis como "o melhor livro já escrito".
"Eu estou lendo este livro para o Brasil, para um projeto de leitura de todo o mundo. Por que vocês não me avisaram que era o melhor livro já escrito? — diz ela, elogiando Machado de Assis e a tradutora Flora Thomson-Devaux, que assina a versão. — Acho que é meu novo livro favorito.
Devido ao sucesso da publicação, a obra se tornou um dos best-sellers da plataforma. Na lista latino-americana, o livro ultrapassou clássicos como "Amor nos Tempos de Cólera", de Gabriel García Márquez. Já na versão e-book, o clássico figura em 11° na lista.
Resumo do romance
Memórias Póstumas de Brás Cubas, publicado em 1881, é uma das principais obras do escritor Machado de Assis. A publicação desse romance é considerada o marco inicial do Realismo no Brasil.
O livro tem uma narrativa feita em primeira pessoa, por um narrador que conta sua vida depois de morto e expõe, de forma irônica, os privilégios da elite da época.
Na obra, a infância do protagonista é narrada de maneira breve. Os diversos amores de Brás Cubas também são narrados na história, além de uma imersão pela sua vida adulta e suas diversas tentativas de trabalho.
Por fim, Brás Cubas descreve sua vida como um conjunto de negativas que acabam com um único saldo positivo:
"Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria".
Repercussão do vídeo
O vídeo publicado por Courtney no TikTok, no último sábado (18), já acumula mais de 165 mil curtidas e 833 mil visualizações. Na publicação ela ainda lamenta o fato de não saber português, falando que aprender a língua é a sua próxima tarefa.
— Eu não consigo nem imaginar o quão bom isso é em português — comenta. — Então agora, no meio do meu projeto de ler ao redor mundo, eu tenho outra tarefa que é aprender português.
Os internautas brasileiros comentaram bastante nas redes a reação da americana e aproveitaram para recomendar outras obras brasileira a influenciadora.
"O que ela fala é verdade. É realmente difícil ler qualquer outro livro depois de ler Machado de Assis. Levei um bom tempo pra conseguir aceitar que não existe no mundo ninguém que consiga escrever tão brilhantemente bem. E ter a oportunidade de ler no idioma original é uma dádiva", comentou um internauta.