Influenciador Iran Baron registra boletim de ocorrência contra Leo Lins após ataques capacitistas

Humorista imitou características de Baron em show de stand-up

O influenciador na luta pela inclusão Ivan Baron denunciou nesta segunda-feira (18) que teria sofrido um ataque capacitista do comediante Leo Lins.

Ivan, que ganhou grande notoriedade ao participar da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse que recebeu um vídeo do show de Léo Lins, em que o comediante aparece o imitando.

"O humorista durante o seu show de stand-up se refere a minha pessoa de maneira extremamente ofensiva, imitando minhas características físicas, o jeito que eu falo e movimentos corporais tudo com o objetivo de estereotipar para fazer com que a sua plateia dê risada em cima da condição que possuo", escreveu Baron em publicação nas redes sociais.

O influenciador revelou que assistir ao vídeo o relembrou momentos de sofrimento vividos no processo de aceitação de sua deficiência, a paralisia cerebral. Ivan registrou boletim de ocorrência contra Lins por injúria. 

"Esses atos são criminosos e não podem mais ser tolerados nos tempos em que vivemos, principalmente quando nos propomos a lutar por uma sociedade mais inclusiva e aberta para diversidade", defendeu o ativista. 

Leo Lins é réu na Justiça

Leo Lins enfrenta outros processos judiciais pelo conteúdo de suas apresentações. O humorista virou réu, no início do mês, em uma ação por propragar conteúdo contra minorias e grupos vulneráveis.

A Justiça de São Paulo bloqueou R$ 300 mil das contas do humorista por ele continuar distribuindo conteúdo preconceituoso e discriminatório.

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) entrou com a ação contra o humorista para suspender o canal no YouTube, em abril deste ano. Segundo o órgão, o humorista distribuiu vídeos retratando atos ofensivos e degradantes contra grupos vulneráveis e minoritários, implicando crimes de ódio, preconceito e discriminação.