Entenda o que é sapiosexual, termo usado por Bela Gil para definir sexualidade

Frase foi dita pela apresentadora em entrevista ao programa Mil e Uma Tretas

No universo da paquera, novos termos surgem, cotidianamente, para tentar dar "roupagens" às atrações. A palavra da vez, "sapiosexual", foi dita pela culinarista e apresentadora Bela Gil, uma das filhas do cantor e compositor Gilberto Gil. 

Na última segunda-feira (14), em entrevista ao programa 'Mil e Uma Tretas', apresentado por Thaila Ayala e Julia Faria, no YouTube, Bela usou o termo para explicar que se atrai, preferencialmente, por pessoas "inteligentes, não necessariamente bonitas".

Ela disse isso para justificar por que sua autoestima e seu senso de beleza estão mais ligados ao intelecto e menos à estética. "Não acho que eu tenha que ser hiper, ultra, megabonita. Então, para que vou botar silicone? Deixa eu ler um livro, porque vai funcionar muito mais", ponderou. Assista à entrevista, na íntegra:

A culinarista mantém uma relação aberta com o designer JP Demasi há 18 anos. 

O que é sapiosexual?

Pessoas que se consideram sapiosexuais tendem a prestar mais atenção aos atributos intelectuais do pretendente ou da pretendente do que em sua aparência física.

Em outras palavras, em vez de sentir uma atração puramente física, sexual, por um parceiro ou uma parceira, no jogo da sedução, os sapiosexuais consideram mais atraente a inteligência.

O termo, porém, gera polêmicas. Principalmente, por não se tratar de uma orientação sexual, mas, sim, de uma identidade dentro das relações, visto que pode ser adotada por heterossexuais, homossexuais ou bissexuais.

De onde vem o termo?

A palavra "sapiosexual" foi criada em 1998 por Darren Stalder, um engenheiro de Seattle, nos Estados Unidos. À época, como Bela Gil, ele usou o termo para se descrever e dizer que pouco importavam os atributos físicos de seus pretendentes, quando o que mais o interessava era a inteligência.

"Sapio" vem do latim e significa "eu entendo" ou "eu sei". "Quero alguém que considere uma discussão filosófica como preliminar".