Novo espaço do São João de Maracanaú terá 80 mil m²; veja onde fica e detalhes da estrutura temática

Terreno fica em local estratégico, próximo aos bairros mais populosos do município

Em 2024, o São João de Maracanaú irá ganhar um novo espaço para receber o público. Em construção, a cidade junina terá 80 mil m² no Distrito Industrial. O local abrange arena de shows, além de cidade cenográfica, fazendinha e quadrilhódromo. 

O terreno fica em local estratégico, próximo aos bairros mais populosos de Maracanaú como Pajuçara, Jereissati, Timbó e Centro, e ao lado das principais rodovias, no caso o Anel Viário e CE-060 (Mendel Steinbruch). O objetivo do novo local de eventos é facilitar o deslocamento do público de Fortaleza e outras cidades da Região Metropolitana. 

No palco da tradicional cidade cenográfica haverá festivais de violeiros, repentistas, shows de humor, forró pé de serra, literatura de cordel, danças folclóricas, clássicas e contemporâneas, apresentações teatrais e intervenções circenses, além de dar espaço ainda às manifestações religiosas. Estão programadas mais de 100 atrações culturais.

A cenografia será um espetáculo à parte, pois o tema escolhido foi o das Olimpíadas de 2024 e a cidade sede Paris. Os estados brasileiros, casa de muitos atletas, também estão representados. Restaurante, Tapiocaria, Engenho, Fazendinha, Barbearia, a capela que será cenografada como a Catedral de Notre Dame, o Museu do Louvre,  são alguns dos espaços arquitetados para a composição. 

Festivais de Quadrilhas Juninas e geração de empregos

Mais de 200 grupos juninos de todo Nordeste também irão se apresentar no São João de Maracanaú 2024. Serão vários grandes festivais que acontecerão no Quadrilhódromo: Festivais Municipais de Quadrilhas Juninas, Estadual, Regional e Festival Nacional.

Neste ano, está prevista a geração de aproximadamente quatro mil empregos temporários, beneficiando 1,5 mil empreendedores entre ambulantes e barraqueiros, além de propiciar oportunidade para seguranças, produtores e artistas.

Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SOS Maracanaú e segurança privada totalizam um efetivo de aproximadamente 2,5 mil profissionais ao longo de todo evento. Ambulatório médico e ambulâncias também estarão de plantão, para atender qualquer situação de emergência

Durante lançamento da programação do São João de Maracanaú, nesta quarta-feira (3), Daniel Sidrim, um dos responsáveis pela programação cultural, reforçou o olhar da organização para a participação das quadrilhas na festa.

"Teremos mais de 32 mil brincantes nas quadrilhas. Será um espaço hollywoodiano. O nosso quadrilhódromo tem espaço para receber cinco mil expectadores. Ele é todo coberto. Em qualquer lugar do Brasil é metade disso. Nós preservamos e fortalecemos a raiz da cultura nordestina em toda sua riqueza", ressaltou Sidrim.

O evento vai contar ainda com cerca de 80 barracas de alimentação e um restaurante para garantir uma experiência gastronômica diferenciada aos visitantes. Também haverá venda de produtos típicos e artesanato de vários municípios do Ceará. Uma ampla cadeia produtiva será estimulada pelo evento, que também fomenta o turismo regional e nacional no Município e no Ceará.