"Deus me deu esse propósito", diz sobralense recuperado da Covid e que agora reza em hospitais

O fisioterapeuta Mardônio Cavalcante passou cinco dias internados na UTI de Sobral

Escrito por André Costa , andre.costa@svm.com.br
Legenda: Ele inciou uma peregrinação por hospitais de Sobral para orar pelas pessoas que lutam contra a doença
Foto: Mateus Ferreira

Vencer uma batalha é motivo de orgulho. Merece comemoração e agradecimento. Quando essa vitória representa a chance de permanecer vivo, os joelhos curvam-se com mais afinco. Foi o que aconteceu, literalmente, com o fisioterapeuta Mardônio Cavalcante ao derrotar o novo coronavírus. 

Após 14 dias lutando contra a doença, dos quais cinco foram na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o sobralense recebeu alta médica nesta sexta-feira (5) e, seu primeiro ato após sair do hospital foi peregrinar, com um terço nas mãos, por outras unidades da cidade que atendem pacientes com Covid-19.

Ao chegar em frente a cada hospital, o ritual se repetiu: ajoelhar-se e rezar. “Eu tenho visto o sofrimento do povo nessas UTI de covid.  E agora Deus me deu esse propósito, essa missão de me ajoelhar e agradecer por ter tido a oportunidade de renascer e também quero orar por aqueles que ainda estão lutando para se recuperar”, disse, emocionado.  

Legenda: Ao chegar em frente a cada hospital, o ritual se repete: ajoelha-se e reza
Foto: Mateus Ferreira

Mardônio conta que por trabalhar em hospitais há mais de 20 anos, no setor de terapia intensiva, “já convivia com essa dinâmica entre a vida e a morte”, mas a experiência com a Covid-19 foi “algo surreal, nunca tinha presenciado isso antes na minha vida”. 

“Recebi alta, mas ainda estou me recuperando, é um processo muito lento, vagaroso e que nos limita não só fisicamente, mas mentalmente. Nos desgasta muito. Só com o amor de Deus consegui superar”. 

Somente nessa sexta-feira, o fisioterapeuta que se considera “um vencedor”, passou por três hospitais de Sobral. O Município é o que possui o segundo maior número de infectados do Estado, ficando atrás apenas de Fortaleza. De acordo com dados do IntegraSus, da Secretária da Saúde do Ceará (Sesa), Sobral já conta com 2.823 casos e 107 óbitos pela Covid-19. 

Além de Mardônio, outras 1.841 pessoas já se recuperaram da doença no Município. Em todo o Estado este número chega a 41.204. 

Assuntos Relacionados