O agricultor Francisco José Rufino, de 53 anos, foi atingido por uma placa de uma loja durante uma forte rajada de vento, enquanto trafegava de moto em Quixeramobim, no interior do Ceará, no sábado (12). Morador do distrito de Manituba, ele passava pela Rua Castelo Branco quando a estrutura caiu sobre ele. Um vídeo de câmera de segurança registrou o momento do acidente.
Na ocorrência, o capacete que ele usava partiu ao meio com o impacto, e o agricultor teve cortes e sangramento no nariz e nas mãos, além de escoriações nas costas. Testemunhas ajudaram a socorrê-lo, e ele foi levado a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, onde passou por exames, incluindo raio-X. Em seguida, foi liberado após receber atendimento médico.
Ao Diário do Nordeste, José Rufino contou, neste domingo (13), que está bem, mas ainda sente um pouco de dor nas costas. Morador da zona rural, ele reside a 24 km de distância da sede de Quixeramobim e relatou que vai às quartas-feiras e aos sábados ao centro da cidade para abastecer de queijo o comércio de um dos filhos.
No sábado, essa rotina foi interrompida pela ocorrência. Segundo José, ele estava no centro e passava de moto pela Rua Castelo Branco quando tinha acabado de fazer um favor a um amigo. Ele tinha ido comprar um remédio em uma farmácia para esse amigo e retornava.
Na rua onde ocorreu o acidente, ele conta que reduziu a velocidade ao ver um carro se aproximar e, em seguida, começou uma forte ventania. Nesse momento, a placa despencou sobre ele.
“Apareceu aquele vento muito forte na minha frente. Quando eu dei fé foi aquela pancada. Eu: valha meu Deus! E sai me arrastando. Aí eu fiquei em pé e com dor grande nas costas. A moça da loja ficou aperreada e levantou meus braços. Mas não foi nada grave. Me lembro que ainda coloquei a mão para tentar sair. Dois rapazes chegam e tiraram (a placa) de mim. E sai me arrastando”.
O segundo semestre do ano no Ceará costuma ser marcado por fortes ventos e é necessário redobrar cuidados de segurança.
Capacete salvou vítima, que faz aniversário nesta semana
O agricultor conta que segue pensando no susto até agora e "agradecendo a Deus por mais uma vida que ele me deu". Ele também atribui ao uso do capacete o fato de ter escapado de algo mais sério.
“Se num fosse o capacete, eu não sei o que tinha acontecido. O capacete era novo. Quebrou todo o capacete, partiu em duas bandas. Cortou meu nariz. Sempre que eu vou pra Quixeramobim, eu ando de capacete. E só gosto de andar com ele abotoado, tem gente que anda ser ser abotoado. as vezes acontece do cabra cair e se tiver desabotoado vai é longe”.
A nova chance de vida veio quatro dias antes do aniversário do agricultor, que fará 54 anos na quarta-feira, dia 16. Sobre os prejuízos com a moto, ele diz que o veículo teve os espelhos quebrados.
Tanto as avarias na moto quanto um capacete novo e os remédios receitados na UPA foram pagos pelo proprietário da loja, dono da placa. “Eu já era cliente dele e ele pagou tudo”, relatou o agricultor.