MEC autoriza criação de curso de Medicina na Unilab, em Baturité

Ato de autorização do curso foi assinado nessa segunda-feira (25)

Escrito por Redação ,
Elmano de Freitas e Izolda Cela
Legenda: Elmano de Freitas e Izolda Cela assinam autorização para criação do curso de Medicina em Baturité
Foto: Reprodução Redes Sociais

O Ministério da Educação (MEC) autorizou, nessa segunda-feira (25), a criação do curso de Medicina em Baturité, no interior do Ceará. A formação será vinculada à Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), que terá uma unidade no Município. 

O ato de autorização do curso foi assinado pela secretária-executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela, e pelo governador Elmano de Freitas, que é natural de Baturité. Também estiveram na cerimônia de homologação o prefeito do Município, Herberlh Mota, e o reitor da Unilab, Roque do Nascimento Albuquerque.

"Na Data Magna do Ceará, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) ganha mais um curso de graduação. Assinei, ao lado da secretária-executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela, o ato que marca o início da faculdade de medicina que será instalada no Maciço de Baturité", disse Elmano em publicação nas redes sociais.

"Muito me orgulha contribuir com a expansão do ensino superior em nosso estado. Para cursar Direito, tive que deixar o município onde morava e me mudar para Fortaleza. Fico feliz que agora os jovens tenham a oportunidade de estudar em sua região. Ofertar mais uma graduação é essencial para gerarmos oportunidades e assim viabilizarmos o ingresso dos nossos jovens na universidade", celebrou o governador. 

Camilo Santana anunciou curso em 2023

O anúncio do novo curso de Medicina foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em outubro do ano passado. Na ocasião, ele informou que processo de criação já tinha sido aprovado pelo Conselho da Unilab e a oficialização seria "em breve".

Segundo ele, essa confirmação é um "sonho" que se concretiza devido à “união de forças" dos governos federal, estadual e municipal. “Estamos trabalhando juntos para, cada vez mais, levar oportunidades para os jovens e para os futuros médicos daquela região”, acrescentou o ministro.

“De nossa parte, nos comprometemos em fazer o Hospital do Polo Regional do Maciço de Baturité, que vai ser decisivo para termos, agora, o curso de Medicina”. E completou: “Outros cursos virão, porque os profissionais terão onde fazer a parte prática de seus cursos na área da saúde”.
Elmano de Freitas
Governador do Ceará

No anúncio, também estava a senadora Augusta Brito e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, deputado Evandro Leitão.

Terreno para a construção do hospital

Elmano avalia que o anúncio é um "divisor de águas" para o município de Baturité e para a região. "Agora todos podem sonhar muito mais alto", disse. Durante discurso, o governador ainda agradeceu ao prefeito Herberlh Mota por ter disponibilizado o terreno para a construção do hospital

Já o reitor da Unilab, Roque do Nascimento Albuquerque, destacou a alegria pela criação do Instituto de Ciências da Saúde. "Estamos num novo momento muito importante, principalmente, para os municípios do Maciço de Baturité”. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados