Parte da estrutura metálica de um antigo prédio da Caixa Econômica Federal desabou no início da manhã desta sexta-feira (6). A antiga agência bancária, desativada em maio de 2023, está localizada na Avenida Barão de Studart, no bairro Aldeota, em Fortaleza, e vinha sofrendo com frequentes atos de depredação e furto de material.
Moradores da vizinhança denunciam que depredação acontecia à luz do dia e que a rotina do entorno foi alterada por ameaças e violência praticadas pelos invasores.
Segundo informações repassadas para a TV Verdes Mares, o local abrigava usuários de drogas ilícitas. A residência ao lado do prédio, inclusive, também teria sido depredada e utilizada pelos supostos invasores.
Em nota, a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) informa que autuou o proprietário e classifica a conduta de falta de fechamento e conservação como infração grave.
"A agência reforça que o proprietário do imóvel também já havia sido autuado em setembro por irregularidades relacionadas à conservação da calçada", diz o pronunciamento.
No momento, agentes da AMC e da Polícia Militar estão no local. Uma das faixas da avenida deve ser interditada para facilitar o controle do fluxo de trânsito.
Segundo a Defesa Civil, um trabalho de articulação para localização do proprietário do imóvel será realizado para proporcionar a retirada do material da via.
Venda do imóvel
Em nota, a CAIXA esclarece que o imóvel foi vendido em dezembro de 2002, por meio da Concorrência Pública nº 4/2002, com a devida formalização da escritura pública de compra e venda.
Considerando que o registro imobiliário não foi providenciado pelo adquirente, o banco está adotando as medidas legais cabíveis para a regularização da situação, nos termos da Lei nº 14.382/2022.