Idosos a partir de 85 anos podem se vacinar contra pneumonia em Fortaleza

Ampliação do público-alvo segue as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde (MS).

Escrito por Renato Bezerra renato.bezerra@svm.com.br
15 de Outubro de 2026 - 10:40 (Atualizado às 11:42)
capa da noticia
Legenda: A vacina protege contra as doenças causadas pela bactéria pneumococo.
Foto: Reinaldo Jorge.

A Prefeitura de Fortaleza ampliou o público-alvo da vacina Pneumo 20 para idosos a partir de 85 anos, conforme seu histórico de vacinação. O imunizante já está disponível nos 134 postos de saúde da Capital. 

A vacina protege contra as doenças causadas pela bactéria pneumococo (Streptococcus pneumoniae), como pneumonia, meningite, otite e infecções graves da corrente sanguínea. 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a ampliação do público-alvo segue as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde (MS), visando prevenir essas doenças e reduzir o risco de complicações entre os idosos.

Quando tomar a vacina?

A pasta esclarece, no entanto, que a indicação da Pneumo 20 para pessoas nessa faixa etária depende do histórico de vacinação de cada pessoa, conforme o esquema a seguir:

  • Sem nenhuma dose prévia - tomar dose única de Pneumo 20;
  • Com apenas uma dose da Pneumo-13 ou Pneumo-15 - tomar dose única de Pneumo20 com intervalo mínimo de dois meses;
  • Com apenas uma dose de Pneumo-23 - tomar dose única de Pneumo 20 com intervalo mínimo de um ano.

Ainda conforme a SMS, não é necessário apresentar prescrição médica para a vacinação, somente o documento oficial com foto que comprove a idade. 

Demais grupos prioritários

Além dos idosos a partir de 85 anos, a Pneumo 20 também é indicada para crianças menores de cinco anos, povos indigenas maiores de cinco anos, idosos com 60 anos ou mais acamados e/ou institucionalizados, e pessoas com condições clínicas especiais, como HIV/Aids, câncer e histórico de transplante de órgãos sólidos ou de medula óssea, entre outras.

No caso das crianças, a Pneumo 20 começou, em junho deste ano, a substituir gradualmente a Pneumo 10 no calendário de vacinação, inicialmente para as doses de rotina aplicadas aos 2 e 4 meses de vida e para a dose de reforço aos 12 meses.

Durante o período de transição, as unidades de saúde utilizam os dois imunizantes, conforme o esquema vacinal de cada criança, priorizando a introdução da vacina que oferece proteção contra um número maior de tipos de pneumococo.

 

Assuntos Relacionados

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado

Colunistas