Fortaleza inicia aplicação de terceira dose contra a Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos
Ao todo, 173 mil adolescentes já estão aptos a receber o imunizante
Adolescentes de Fortaleza entre 12 e 17 anos começam a receber a terceira dose (D3) da vacina contra a Covid-19 a partir desta terça-feira (31). Terá acesso ao imunizante o público quem tomou a D2 há pelo menos quatro meses.
Veja também
Segundo o prefeito José Sarto, 173 mil adolescentes estão aptos a receber a D2, o equivalente a 59% do total dessa faixa etária, calculada em 289 mil.
"Não há necessidade de agendamento prévio. É só verificar os locais de vacinação na programação diária divulgada no portal da Prefeitura de Fortaleza", disse Sarto.
Orientação
Na última sexta-feira (27), o Ministério da Saúde anunciou em Nota Técnica a ampliação da recomendação da dose de reforço contra a Covid-19 para adolescentes, entre 12 e 17 anos.
"A dose de reforço deve ser aplicada quatro meses após a segunda dose, preferencialmente com a vacina da Pfizer, independentemente da dose aplicada anteriormente", informou o Ministério.
Ainda conforme a Pasta, em caso de indisponibilidade da vacina, a Coronavac pode ser usada. Os dois imunizantes são autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essa faixa etária. A recomendação também vale para adolescentes gestantes e puérperas.
Já no caso de adolescentes imunocomprometidos, apenas a vacina da Pfizer deve ser utilizada.