Dom Cláudio Hummes, ex-arcebispo de Fortaleza, morre aos 87 anos

Cardeal será velado na Catedral Metropolitana de São Paulo

Escrito por Redação,

Ceará
Dom Cláudio Hummes
Legenda: De 2006 a 2011 o cardeal trabalhou ao lado do Papa Bento XVI em Roma
Foto: Reprodução/ Arquidiocese de Fortaleza

O ex-arcebispo de Fortaleza, o eminentíssimo Cardeal Cláudio Hummes, morreu aos 87 anos, nesta segunda-feira (4). Segundo a Arquidiocese da Capital, ele faleceu em decorrência de uma "prolongada enfermidade". A informação foi confirmada pelo atual arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer.

O velório ocorrerá na Catedral Metropolitana de São Paulo, onde diversas missas serão celebradas. Os horários ainda serão divulgados.

Dom Cláudio Hummes era Arcebispo emérito de São Paulo e Prefeito emérito da Congregação para o Clero. Ele nasceu em Salvador do Sul, no Rio Grande do Sul, 8 de agosto de 1934.

Vida religiosa

O cardeal entrou na vida religiosa da Ordem Franciscana dos Frades Menores, recebeu a ordenação sacerdotal em 3 de agosto de 1958 e a ordenação episcopal em 25 de maio de 1975.

Hummes foi bispo diocesano de Santo André (SP), Arcebispo de Fortaleza e Arcebispo de São Paulo. Foi feito membro do Colégio Cardinalício pelo Papa São João Paulo II no Consistório de 21 de fevereiro de 2001.

De 2006 a 2011 trabalhou ao lado do Papa Bento XVI em Roma, como Prefeito da Congregação para o Clero. De volta ao Brasil, ocupou a função de Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, da CNBB, e da recém criada Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA).

 

Assuntos Relacionados