O longo tapete colorido na Paróquia do Cristo Rei, no bairro Aldeota, em Fortaleza, faz parte da tradição católica de Corpus Christi, feriado celebrado nesta quinta-feira (30) instituído pela Igreja Católica em celebração ao corpo e sangue de Jesus Cristo. Na data, inúmeros fiéis comparecem aos templos religiosos para orar e acompanhar as missas, realizadas ao longo de todo o dia.
Na igreja, a montagem do tradicional tapete começou no último 20 de maio. Ao longo dos dez dias seguintes, cerca de 200 pessoas participaram da confecção do artefato. A missa desta quinta-feira começou às 17 horas.
São 35 metros de tapete com 13 painéis, que destacam a Campanha da Fraternidade 2024, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Neste ano, o tema da campanha é "Fraternidade e Amizade Social"; o lema fica a cargo da máxima "Vós Sois Todos Irmãos e Irmãs".
Para confeccionar os tapetes, os voluntários, em geral pessoas ligadas à comunidade católica, utilizam materiais como areia colorida, glitter, madeira em raspas, tecidos, pedras e E.V.A., espécie de espuma sintética flexível. As obras ficarão disponíveis para a exposição até o próximo domingo (2).
A festa de Corpus Christi é celebrada na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, festa celebrada no domingo seguinte ao de Pentecostes, que ocorre 50 dias após a Páscoa. No dia de Pentecostes, os católicos comemoram a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e seguidores de Jesus Cristo, lhes concedendo o dom da oração em línguas.
Veja as fotos do tapete na Paróquia do Cristo Rei: