Uma mulher de 45 anos morreu após ficar esgasgada com um pedaço de bolo ao sair de uma padaria, no bairro Cidade 2000, na manhã de sexta-feira (18). Segundo informações da TV Verdes Mares, a mulher foi identificada sendo Viviane Gomes Barros.
A irmã da vítima, Veriane Gomes Barros, contou em entrevista que Viviane tinha histórico de engasgo.
"Ela comeu [o bolo] no meio do caminho. Botou todo na boca. Ela sempre quando comia alguma coisa ela se engasgava, né? Quando chegou aqui na porta, ela se engasgou", explicou Veriane.
Por algumas vezes, Veriane bateu nas costas da irmã com objetivo de desengasgá-la. Mesmo com a tentativa, a mulher desmaiou.
Em seguida, a irmã de Viviane ligou para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Uma ambulância foi ao endereço para socorrer a vítima, mas a mulher morreu no local. A Perícia Forense chegou a ser acionada ao local, e a Polícia Civil investiga o ocorrido.
Manobra de Heimlich
Uma das técnicas orientadas para desengasgo — tanto pelo Ministério da Saúde, quanto pelo Corpo de Bombeiros — é a manobra de Heimlich.
A manobra é uma técnica de primeiros socorros que pode ser feita por qualquer pessoa com treinamento.
Na ação, utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que simula uma tosse forçada, que faz com que o objeto ou alimento seja expulso das vias aéreas.