Após desaparecer em Aracati há 2 dias, pescadores são encontrados em Beberibe

Marinha do Brasil usou navios, aeronave e procura ajuda da colônia de pescadores para encontrar a tripulação

Três pescadores a bordo da jangada “Vivian JBM”, desaparecidos desde o último sábado (27), quando entraram no mar da Praia de Quixaba, em Aracati, foram encontrados com vida na manhã desta segunda-feira (29). Os homens foram levados para o hospital onde são acompanhados e apresentam bom estado de saúde.

O grupo saiu às 3h do sábado (27) com previsão de retorno para às 16h do mesmo dia, mas não voltaram. Os representantes da Marinha foram acionados ainda no sábado, às 18h, sobre a falta de contato com os pescadores. Na sequência, foi aberta uma Operação de Busca e Salvamento, coordenada pelo Salvamar Nordeste.

"Os três tripulantes foram resgatados por uma jangada, na altura da praia de Uruaú, localizada no município de Beberibe. Todos foram encaminhamos a hospital para atendimento médico e apresentam bom estado de saúde", informou a Marinha do Brasil.

Os pescadores estão sendo monitorados e as famílias também recebem acompanhamento, conforme a Prefeitura de Aracati.

Participaram da ação a Capitania dos Portos do Ceará e a Agência da Capitania dos Portos em Aracati. Para as buscas, os marinheiros usam o Navio Patrulha “Guaíba”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, que se deslocou para a área de busca.

Reforço das buscas

Além disso, a Marinha do Brasil consegue uma visão mais ampla da área de buscas com o uso da Aeronave P-95, da Força Aérea Brasileira. As colônias de pesca das comunidades próximas ao município de Aracati também foram acionadas para integrar os esforços nas buscas.

Dois outros helicópteros atuaram nas buscas: Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas e do Corpo de Bombeiros.