Um incêndio destruiu o vagão histórico da antiga Estação Otávio Bonfim, em Fortaleza, neste domingo (15). O equipamento teve perda total de toda a sua estrutura de madeira, de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE).
Ainda não se sabe o que causou o fogo, mas não houve vítimas. A corporação disse em nota que foi acionada por volta de 1h05, e concluiu o combate ao incêndio às 1h45.
O vagão de trem é localizado entre as avenidas Bezerra de Menezes e José Jatahy.
Por meio de nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que o incêndio será investigado pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). "A SSPDS, por meio da PCCE, ressalta a importância do registro de Boletim de Ocorrência (BO) para serem repassadas mais informações. O BO pode ser feito em qualquer unidade da PCCE", diz texto.
Histórico
O vagão era o último traço da antiga estação Otávio Bonfim, que foi uma das principais estações para quem utilizava trens há algumas décadas.
Ele fica em uma praça nomeada Otávio Bonfim para homenagear a memória da estação. Há alguns anos, havia um plano para transformar o vagão em uma biblioteca.
No local, há também o chamado Bosque dos Ferroviários. Inaugurado em dezembro de 2018, a praça é uma homenagem à classe que movimentou o Ceará no auge dos anos 1930. Lá, além do espaço para prática de exercícios físicos, há parquinho para crianças.