A turística cidade de Guaramiranga, no Maciço de Baturité, Ceará, é atingida por fortes chuvas desde a tarde deste sábado (18). O grande volume de água em pouco tempo alagou ruas, incluindo a principal via da cidade, e invadiu estabelecimentos do Centro.
Uma árvore também caiu, levando junto um poste de energia elétrica, e provocou a interdição da rodovia CE-356, um dos principais acessos ao município.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender à ocorrência. O órgão aguarda a retirada do poste para remover a árvore. Também orienta que quem mora em áreas de risco procure um local mais seguro.
O estudante universitário Bernardo Filho disse que, desde a manhã deste sábado o tempo já estava bem carregado e que, pela manhã e início da tarde, chovia, mas com pouca intensidade. "Por volta das 15h30, começou uma chuva intensa, com muitos trovões, que se prolongou durante algum tempo. Às 16h ficamos sem energia e, até o momento, não sabemos quando ela irá retornar".
Segundo Bernardo, a água invadiu e inundou a rua que faz chegar aos restaurantes e ao teatro municipal. "Algumas estradas que dão acesso ao município ficaram intransitáveis por conta da queda de postes e árvores", pontuou.
Um alerta de chuvas intensas para este fim de semana foi disparado pela Defesa Civil do Ceará. A situação em cada município deve ser acompanhada pelas Defesas Civis municipais.
Em visita a Aratuba, cidade da mesma região onde três pessoas morreram após deslizamentos provocados pela chuva, o governador Elmano de Freitas avisou sobre a possibilidade de grandes precipitações entre este sábado e domingo (19), em todo o Estado.
Segundo a Funceme, as chuvas esperadas se devem à formação de áreas de instabilidade atmosférica por causa da proximidade da Zona de Convergência Intertropical (Zcit), principal sistema indutor de precipitação na região do Ceará.
[ATUALIZAÇÃO 19/03 às 10h10]
A Prefeitura Municipal de Guaramiranga se pronunciou lamentando os impactos causados pelas chuvas intensas que atingiram nosso município no dia 18/03/2023, entre 14h e 19h.
VEJA NOTA:
"Devido ao excessivo volume de chuvas, diversos pontos de alagamentos foram identificados, principalmente no Centro da Cidade, causando danos a equipamentos públicos e principalmente ao comércio local.
Informamos que a Prefeitura disponibilizará total assistência aos atingidos, visando minimizar os efeitos que afetaram a população. A Prefeita Municipal Roberlandia Ferreira comunicou imediatamente a situação do município à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros, solicitando providências. Além disso, o Governo do Estado foi comunicado por meio do Assessor Especial para assuntos institucionais Nelson Martins, que prontamente se disponibilizou a ajudar o município nas ações necessárias.
Levando em conta os estragos já registrados e a iminência de novas chuvas, conforme alerta emitido pelo Governo do Estado, o Município decretou estado de emergência. A Prefeita Municipal lamenta o ocorrido e reitera que estará pessoalmente visitando todos os atingidos, tomando as providências que forem necessárias.
A Prefeitura Municipal de Guaramiranga reforça seu compromisso em trabalhar em conjunto com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Governo do Estado e demais órgãos competentes, a fim de garantir a segurança e o bem-estar de nossa população"