A Prefeitura de Fortaleza realiza, neste sábado (20), o "Dia D" de vacinação contra Influenza. Ao todo, 134 locais, entre postos de saúde e pontos de apoio, estarão acolhendo a população exclusivamente para vacinação, das 9h às 16h30.
O objetivo é ampliar a cobertura vacinal dos grupos prioritários, que atualmente são o alvo da campanha (Lista completa abaixo). A vacina atua contra os vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e B (Haemophilus Influenza).
A campanha de vacinação de 2024 teve início em 11 de março. Até 10 de abril, segundo dados da Prefeitura, 107.638 doses do imunizante foram aplicadas no público-alvo, composto por cerca de 940 mil pessoas.
Grupos prioritários da campanha contra a Influenza:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias);
- Idosos a partir de 60 anos;
- Gestantes e puérperas (cartão da gestante ou exame de gravidez);
- Povos indígenas;
- Professores do ensino básico ou superior (crachá com foto ou contracheque);
- Pessoas com deficiência permanente;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso (crachá com foto ou contracheque);
- Trabalhadores portuários (crachá com foto ou contracheque);
- Forças de segurança e salvamento (crachá com foto ou contracheque);
- Forças armadas (crachá com foto ou contracheque);
- Pessoas em situação de rua;
- Trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade (carteira do conselho, contracheque, declaração do serviço de saúde em Fortaleza ou crachá com foto);
- População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentes da idade - doenças respiratória crônica, cardíaca crônica, renal crônica, neurológica crônica, além de diabetes, imunossupressão, obesidade grave, transplantados e portadores de trissomias (apresentar exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica com até seis meses).
Vacinação domiciliar
Também durante o sábado, cerca de 90 profissionais estarão realizando vacinação domiciliar nos grupos prioritários. As equipes visitarão idosos acamados, como também os que residem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).
A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito. A transmissão ocorre, principalmente, através do contato com partículas eliminadas por pessoas infectadas, como ao falar, tossir, e espirrar; ou ainda por mãos e objetos contaminados por secreções. As manifestações mais comuns da doença são súbito de febre, cefaleia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga.
Multivacinação
Ainda conforme a Prefeitura, os 134 locais de vacinação também estarão ofertando os imunizantes que compõem o Calendário Nacional e contra a Covid-19, garantindo a proteção de crianças a partir de zero ano, adolescentes, adultos e idosos.
Vacinas disponíveis para crianças:
- BCG;
- Hepatite B;
- Hepatite A;
- Varicela;
- Febre Amarela;
- Rotavírus;
- Pentavalente;
- Pneumocócica 10;
- Meningocócica C (conjugada);
- Poliomielite (VIP – inativada e VOP - atenuada);
- Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola);
- Tríplice Bacteriana (Difteria, Tétano e Coqueluche);
- Papilomavírus humano (HPV).
Vacinas disponíveis para adolescentes:
- Hepatite B;
- Dupla bacteriana (Difteria e Tétano);
- Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola);
- Papilomavírus humano (HPV) e Meningocócica ACWY (conjugada), conforme esquema vacinal.